RODAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE SOBRE ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE AUTONOMIA NOS CAPS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBellosi, Alexandra-
Autor(es): dc.contributor.authorCordeiro, Benedito-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Ândrea-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-06T18:33:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-06T18:33:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto de Educação Permanentept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132287-
Resumo: dc.description.abstractEste produto é oriundo da pesquisa de mestrado intitulada: “Caminhos para Produção de Autonomia nos CAPS: uma revisão de escopo”. A escolha por esse estudo está fundamentada na importância das atividades oferecida nos Caps promover um cuidado menos tutelado, favorecendo a participação ativa dos sujeitos e a tomada de decisões. Neste estudo, foi realizada uma revisão de escopo que visou relacionar os resultados da pesquisa na literatura sobre a promoção da autonomia nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com as atividades oferecidas por esses serviços. A metodologia de revisão de escopo adotada para este estudo seguiu as diretrizes estabelecidas pelo Joanna Briggs Institute (JBI). Com objetivo geral de investigar as atividades desenvolvidas no contexto do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e seus potenciais benefícios para os usuários, com foco no fortalecimento da sua autonomia. O produto nasce da necessidade de criar dispositivos de Educação Permanente em Saúde que permitam as equipes refletirem sobre um conceito no CAPS. A proposta reconhece que promover autonomia nos CAPS exige mais do que a oferta de atividades estruturadas ou infraestrutura adequada: requer um investimento contínuo nos profissionais, em suas práticas e na forma como se relacionam com os usuários. Assim, por meio de rodas de conversa espera-se apresentar espaços dialógicos e horizontais que estimulam o protagonismo dos trabalhadores e a revisão crítica do cuidado psicossocial, favorecendo a corresponsabilidade e o fortalecimento dos vínculos. Acredita-se que as rodas de EPS contribuam para qualificar o cuidado em saúde mental, fortalecer a prática interdisciplinar e promover a autonomia dos usuários, reafirmando o compromisso dos CAPS com os princípios da Reforma Psiquiátrica e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent329KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRodas de Conversapt_BR
Título: dc.titleRODAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE SOBRE ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE AUTONOMIA NOS CAPSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE: FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR PARA O SUSpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons