Potências produzidas no encontro de um educador matemático com a Casa do Hip Hop de Piracicaba/SP

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Autor(es): dc.contributorUNESPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Heinrich da Solidade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-06T16:42:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-06T16:42:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unesp.br/bitstreams/ddc43d80-8040-4b58-99c4-4a975b765f38/download-
identificador: dc.identifier.otherPotências produzidas no encontro de um educador matemático com a Casa do Hip Hop de Piracicaba/SPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132281-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho reconhece a Casa do Hip Hop de Piracicaba como um Quilombo Urbano, onde foi realizada uma pesquisa que objetivou assumir afetos vivenciados e sentidos no encontro de um educador matemático com uma casa de Hip Hop, operando na diferença, com a cartografia. Recorreu-se a uma metodologia cartográfica como habitação de um território, durante o acompanhamento de processos, por meio da vivência nos espaços da Casa, uma Associação que utiliza os cinco elementos (MC, DJ, break, grafitti, consciência social) como filosofia para mobilizar as atividades que acontecem na cidade de Piracicaba, desde 2002, que é utilizado para oferecer oficinas, promover eventos culturais, educacionais entre outros. Assim, o presente texto se vale de tais elementos operando junto ao Coletivo Cronopies+ do PPGEM, para que os afetos vivenciados e sentidos produzam potência no encontro de um educador matemático com as pessoas que dialogaram sobre suas histórias de vida, amores, dores, percepções de mundo... Assume-se uma política de escrita que opera por meio das palavras, de músicas, das cores, das formas, de remixes, do balançar, do movimento... possibilitando cartografar afirmação de vidas, de consciência, em meio ao caos histórico, político e social das terras de Pindorama (Brasil), da região em que há um rio onde os peixes param (Piracicaba) e do bairro Paulicéia. Portanto, em diálogo com apoio de referências sobre o amor, o ódio, o Brasil, a periferia, a favela, o politeísmo, o pensamento exuzíaco, resistência, os modos de um Quilombo Urbano – entre outros –, esta pesquisa produziu uma composição assumida pela diferença como promotora de uma hiphopzação da Educação Matemática para salvar vidas!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent210pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da diferençapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHip-Hoppt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa performáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoberania alimentarpt_BR
Título: dc.titlePotências produzidas no encontro de um educador matemático com a Casa do Hip Hop de Piracicaba/SPpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEMpt_BR
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