A Pedagogia da Tradução: Estratégias Didáticas no Ensino de Tradução (Português/Inglês) para Formação de Tradutores em Nível de Graduação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLemos Correia, Daniella-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-06T14:25:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-06T14:25:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1649-
identificador: dc.identifier.otherPedagogia da Traduçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132279-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo investiga a "Pedagogia da Tradução" como um campo autônomo e fundamental dentro dos cursos de Letras, focando no par linguístico Português-Inglês. A problemática central é que a fluência bilíngue, embora seja um pré-requisito, não se traduz automaticamente em competência tradutória, criando um vácuo pedagógico que os cursos de graduação precisam preencher. A partir de uma formação em Licenciatura Plena (Português/Inglês) e cursos complementares em Estudos da Tradução e tecnologias (como o "Trados"), esta pesquisa analisa a transição do "saber sobre" as línguas para o "saber fazer" tradutório. O objetivo é discutir os desafios metodológicos, como a interferência da L1 (marcas do português) e a assimetria cultural, e propor estratégias didáticas que superem o ensino meramente prescritivo (produto-orientado). Defendemos uma abordagem processual e socioconstrutivista, que integre o ensino de gêneros textuais, a tecnologia (CAT Tools) e o desenvolvimento do "pensamento crítico" do tradutor. Conclui-se que a formação de tradutores exige uma pedagogia específica, baseada na simulação de projetos reais, na cooperação em equipe e na reflexão metalinguística.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent604 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da Traduçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCursos de Letraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Título: dc.titleA Pedagogia da Tradução: Estratégias Didáticas no Ensino de Tradução (Português/Inglês) para Formação de Tradutores em Nível de Graduaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons