
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Macklin Carvalho de Souza, Laryssa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Marinho, Lidiane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar Cobos, Gabrielle | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Perrone, Elliza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-06T11:43:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-06T11:43:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1638 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Sepse | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132274 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Descrever as abordagens presentes na literatura sobre o reconhecimento precoce da sepse no atendimento de urgência e emergência em adultos. Métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura realizada nas bases SCIELO, LILACS, MEDLINE e BDENF, com os descritores “sepse”, “protocolo clínico” e “enfermagem em emergência”, combinados pelo operador booleano AND. Foram incluídos artigos publicados entre 2019 e 2025, disponíveis em português ou inglês. Resultados: Inicialmente foram encontrados 11.470 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 51 foram selecionados e, após análise completa, 8 estudos compuseram a revisão. As publicações analisadas estavam distribuídas nas bases SCIELO (4 artigos), LILACS (3 artigos) e BDENF (1 artigo), enquanto a base MEDLINE não apresentou artigos compatíveis com os critérios. Conclusão: O reconhecimento precoce da sepse permanece um desafio nos serviços de urgência e emergência. A capacitação profissional, a implementação efetiva de protocolos clínicos e o uso de tecnologias emergentes são estratégias fundamentais para qualificar a assistência, agilizar o diagnóstico e reduzir a mortalidade associada à síndrome. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 733 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Sepse | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Protocolo Clínico | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Urgência e emergência | pt_BR |
| Título: dc.title | Reconhecimento Precoce da Sepse no Atendimento de Urgência e Emergência em Adulto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons