
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Chalar, Alexsandra Schmidt | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Molon, Jaqueline | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-04T15:08:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-04T15:08:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto-alexsandra | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132264 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação financeira exerce papel significativo na vida das pessoas contribuindo para a gestão eficiente de recursos, prevenção do endividamento e melhoria da qualidade de vida. Diante das dificuldades que muitos enfrentam na organização de suas finanças pessoais, torna-se essencial a integração desse tema ao currículo escolar da educação básica. Frente a esse contexto, este produto didático, fruto da dissertação da autora elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)1 aborda o tema por meio do uso de planilhas eletrônicas, favorecendo a aprendizagem e a aplicação prática de conceitos financeiros. Foi elaborada uma proposta didática que integra a educação financeira à situações cotidianas vivenciadas pelos estudantes, abordando desde cálculos de porcentagem e juros presentes em compras e financiamentos, até a análise de tabelas de amortização e diferentes tipos de investimentos, conectando cada conteúdo à realidade econômica e às necessidades práticas do dia a dia. O objetivo principal foi estabelecer uma relação direta entre conteúdos de matemática financeira, ensinados em sala de aula, e sua aplicação prática no dia a dia, utilizando planilhas eletrônicas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2.562 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | A educação financeira exerce papel significativo na vida das pessoas contribuindo para a gestão eficiente de recursos, prevenção do endividamento e melhoria da qualidade de vida. Diante das dificuldades que muitos enfrentam na organização de suas finanças pessoais, torna-se essencial a integração desse tema ao currículo escolar da educação básica. Frente a esse contexto, este produto didático, fruto da dissertação da autora elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)1 aborda o tema por meio do uso de planilhas eletrônicas, favorecendo a aprendizagem e a aplicação prática de conceitos financeiros. Foi elaborada uma proposta didática que integra a educação financeira à situações cotidianas vivenciadas pelos estudantes, abordando desde cálculos de porcentagem e juros presentes em compras e financiamentos, até a análise de tabelas de amortização e diferentes tipos de investimentos, conectando cada conteúdo à realidade econômica e às necessidades práticas do dia a dia. O objetivo principal foi estabelecer uma relação direta entre conteúdos de matemática financeira, ensinados em sala de aula, e sua aplicação prática no dia a dia, utilizando planilhas eletrônicas. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Planilhas Eletrônicas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Conscientização financeira | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM SITUAÇÕES COTIDIANAS: uma proposta didática utilizando planilhas eletrônicas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto-alexsandra.pdf | Produto educacional | 2.56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132264/2/Produto-alexsandra.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons