EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM SITUAÇÕES COTIDIANAS: uma proposta didática utilizando planilhas eletrônicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorChalar, Alexsandra Schmidt-
Autor(es): dc.contributor.authorMolon, Jaqueline-
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-04T15:08:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-04T15:08:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-29-
identificador: dc.identifier.otherProduto-alexsandrapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132264-
Resumo: dc.description.abstractA educação financeira exerce papel significativo na vida das pessoas contribuindo para a gestão eficiente de recursos, prevenção do endividamento e melhoria da qualidade de vida. Diante das dificuldades que muitos enfrentam na organização de suas finanças pessoais, torna-se essencial a integração desse tema ao currículo escolar da educação básica. Frente a esse contexto, este produto didático, fruto da dissertação da autora elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)1 aborda o tema por meio do uso de planilhas eletrônicas, favorecendo a aprendizagem e a aplicação prática de conceitos financeiros. Foi elaborada uma proposta didática que integra a educação financeira à situações cotidianas vivenciadas pelos estudantes, abordando desde cálculos de porcentagem e juros presentes em compras e financiamentos, até a análise de tabelas de amortização e diferentes tipos de investimentos, conectando cada conteúdo à realidade econômica e às necessidades práticas do dia a dia. O objetivo principal foi estabelecer uma relação direta entre conteúdos de matemática financeira, ensinados em sala de aula, e sua aplicação prática no dia a dia, utilizando planilhas eletrônicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.562 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectA educação financeira exerce papel significativo na vida das pessoas contribuindo para a gestão eficiente de recursos, prevenção do endividamento e melhoria da qualidade de vida. Diante das dificuldades que muitos enfrentam na organização de suas finanças pessoais, torna-se essencial a integração desse tema ao currículo escolar da educação básica. Frente a esse contexto, este produto didático, fruto da dissertação da autora elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)1 aborda o tema por meio do uso de planilhas eletrônicas, favorecendo a aprendizagem e a aplicação prática de conceitos financeiros. Foi elaborada uma proposta didática que integra a educação financeira à situações cotidianas vivenciadas pelos estudantes, abordando desde cálculos de porcentagem e juros presentes em compras e financiamentos, até a análise de tabelas de amortização e diferentes tipos de investimentos, conectando cada conteúdo à realidade econômica e às necessidades práticas do dia a dia. O objetivo principal foi estabelecer uma relação direta entre conteúdos de matemática financeira, ensinados em sala de aula, e sua aplicação prática no dia a dia, utilizando planilhas eletrônicas.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanilhas Eletrônicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConscientização financeirapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO FINANCEIRA EM SITUAÇÕES COTIDIANAS: uma proposta didática utilizando planilhas eletrônicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmatpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT

Arquivos associados:
Produto-alexsandra.pdfProduto educacional2.56 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1132264/2/Produto-alexsandra.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons