A dificuldade no processo de aprendizagem de crianças com transtorno de espectro autista do terceiro ano do ensino fundamental na Escola Municipal José Candido de Mesquita no Município de Barras – PI

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Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Maria da Conceição de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-04T04:13:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-04T04:13:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-03-
identificador: dc.identifier.otherA dificuldade no processo de aprendizagempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132262-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido à luz do objetivo implementar uma formação que contemple orientações direcionadas aos processos de ensino e aprendizagem de crianças TEA na escola regular e teve como lócus de investigação a Escola Municipal José Candido de Mesquita no município de Barras – PI. A inclusão, um tema de grande sensibilidade, demanda reflexões cada vez mais urgentes na sociedade. Apesar dos esforços acadêmicos e científicos, sua efetivação ainda enfrenta diversos embates e desafios na construção e aprimoramento acadêmico dos alunos TEA no ambiente educacional, quando se sabe que a verdadeira inclusão vai além do simples ato de matricular crianças em classes regulares. Desse modo, a relevância deste tema veio a esta pesquisa como preocupação acerca da importância da efetiva inclusão no cotidiano dos alunos e os desafios de aprendizagem desses indivíduos; assim, o estudo buscou investigar o problema de pesquisa que ficou por conta de entender como é possível o professor ensinar crianças TEA explorando as limitações causadas pelo Transtorno. Para isso, o enfoque investigativo se pautou na pesquisa qualitativa de natureza aplicada e objetivo descritivo. Os resultados revelaram a complexidade desse contexto, destacando os desafios enfrentados pelos professores e a urgente necessidade de desenvolver habilidades e especializações para atender alunos com TEA. Em suma, este estudo visou contribuir para uma compreensão mais aprofundada das percepções dos professores em relação ao ensino e à prática inclusiva, bem como para o processo de escolarização de crianças em um ambiente escolar inclusivo. A pesquisa trouxe como resultado a transformação educacional dos alunos com TEA evidenciada nas percepções docentes com a utilização de práticas e ações após a formação constituída, nas qual buscou ampliar o repertório tanto do ensino quanto do desenvolvimento dos alunos. Desse modo, as ações materializadas no cotidiano resultaram alunos mais engajados e socialmente imersos com os processos educativos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1427pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação, pesquisa e tópicos relacionadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno de espectro autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Municipal José Candido de Mesquitapt_BR
Título: dc.titleA dificuldade no processo de aprendizagem de crianças com transtorno de espectro autista do terceiro ano do ensino fundamental na Escola Municipal José Candido de Mesquita no Município de Barras – PIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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