TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA REVISÃO DE CONTEÚDOS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Diogo Ramos-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Monique Gabriella Angelo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-04T01:07:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-04T01:07:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-
identificador: dc.identifier.otherTECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132261-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo propõe sequências didáticas integradas a Tecnologias Digitais (TD) para mediar a revisão de conteúdos da 1ª série do Ensino Médio, explorando tópicos como modelos atômicos, classificação periódica e propriedades periódicas. A proposta metodológica consistiu na elaboração de atividades estruturadas que utilizam recursos digitais, como Canva, podcasts, videocasts, quizzes e redes sociais, visando promover interatividade, protagonismo discente e alfabetização científico-tecnológica. Os resultados indicam que tais sequências favorecem a construção significativa do conhecimento, a expressão científica em diferentes modalidades, o desenvolvimento de habilidades de argumentação e interpretação crítica, bem como a colaboração entre estudantes. Ressalta-se que a aplicação prática da proposta constitui etapa futura da pesquisa, permitindo avaliar sua efetividade na aprendizagem e no engajamento discente. O estudo contribui para o debate sobre inovação pedagógica no ensino de Química, destacando que a integração de sequências didáticas planejadas e TD representa caminho promissor para a melhoria da qualidade da educação científica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent676 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais, Ensino de Química, Sequências Didáticas.pt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA REVISÃO DE CONTEÚDOS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons