
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Diogo Ramos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Monique Gabriella Angelo da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-04T01:07:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-04T01:07:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132261 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo propõe sequências didáticas integradas a Tecnologias Digitais (TD) para mediar a revisão de conteúdos da 1ª série do Ensino Médio, explorando tópicos como modelos atômicos, classificação periódica e propriedades periódicas. A proposta metodológica consistiu na elaboração de atividades estruturadas que utilizam recursos digitais, como Canva, podcasts, videocasts, quizzes e redes sociais, visando promover interatividade, protagonismo discente e alfabetização científico-tecnológica. Os resultados indicam que tais sequências favorecem a construção significativa do conhecimento, a expressão científica em diferentes modalidades, o desenvolvimento de habilidades de argumentação e interpretação crítica, bem como a colaboração entre estudantes. Ressalta-se que a aplicação prática da proposta constitui etapa futura da pesquisa, permitindo avaliar sua efetividade na aprendizagem e no engajamento discente. O estudo contribui para o debate sobre inovação pedagógica no ensino de Química, destacando que a integração de sequências didáticas planejadas e TD representa caminho promissor para a melhoria da qualidade da educação científica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 676 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais, Ensino de Química, Sequências Didáticas. | pt_BR |
| Título: dc.title | TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA REVISÃO DE CONTEÚDOS E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA.pdf | 675,43 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132261/2/TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons