Organização e memórias na educação do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Julieta Balestro

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCristiane Fortes, Douglas Orben-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-04T15:01:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-04T15:01:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-30-
identificador: dc.identifier.otherOrganização e memórias na educação do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Julieta Balestropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132245-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa iniciou-se através da minha experiência no mercado de trabalho, na indústria, advindo de um trabalho maçante e alienante e aliada ao serviço público, como conselheira tutelar, que ofereceu uma perspectiva única sobre as lacunas existentes nos sistemas intersetoriais, como, por exemplo: falta de oportunidades igualitárias para os indivíduos, dentre as quais estão: moradia, alimentação, educação, saúde e medidas socioeducativas coerentes aplicadas aos jovens infratores e a carência de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes em situação vulnerável. A decisão em direcionar a pesquisa de mestrado para o sistema prisional é justamente considerar as necessidades educacionais e a importância da reintegração social para os jovens e adultos que passam por este sistema. A escolha e as motivações buscam entender as demandas de educação nos estabelecimentos prisionais de Charqueadas, especificamente no Núcleo Estadual de Educação Julieta Villamil Balestro. A linha de pesquisa tem como núcleo temático a organização e memória dos espaços educativos da Educação Profissional e Tecnológica, no que se refere à pesquisa, ao ensino, à extensão e à gestão, tanto em espaços formais como não formais e as suas interações com o mundo do trabalho e a sociedade. O problema norteador da pesquisa é analisar como são organizados e planejados os espaços pedagógicos na EPT do NEEJA Julieta Villamil Balestro, tendo foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico e a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica no núcleo, que, ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, que deve ser realizada através de rodas de conversas e de entrevistas semiestruturadas e questionários, os quais serão aplicados com os professores, diretores, supervisores e servidores que atuam no NEEJA Julieta Villamil Balestro, nos complexos prisionais da cidade de Charqueadas. A sugestão de produto educacional resultante da pesquisa é a apresentação de um e-book digital sobre as memórias e trajetórias formativas aplicadas no NEEJA Julieta Villamil Balestro em um contexto em que ocorre o PROEJA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOrganização e Memóriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços Pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleOrganização e memórias na educação do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Julieta Balestropt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)pt_BR
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