
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFES CAMPUS VITÒRIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Juliano | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Pollyana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-03T14:31:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-03T14:31:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional_Bora_Corre_juventudes_inserção_mundo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132223 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O material que apresentamos a seguir foi elaborado como um suporte para sua atuação no processo de sensibilização e formação dos aprendizes que atendem no Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador. Seu objetivo é proporcionar uma reflexão sobre o universo da ocupação em que os jovens estão inseridos, ampliando seus horizontes e possibilitando uma ótica mais acurada sobre as condições que os cercam. A proposta deste material é abordar temas essenciais e densos, como as desigualdades e vulnerabilidades que afetam as juventudes, a alienação da atividade laboral, e a função educativa que a ocupação pode exercer. A intenção é que, ao refletirem sobre essas questões, os jovens possam entender criticamente a realidade em que vivem, compreendendo o trabalho não apenas como um meio de sobrevivência, mas como um princípio educativo, como aponta Marise Ramos. Segundo a autora, "o trabalho é uma condição essencial para o desenvolvimento humano e deve ser compreendida como um processo de construção de conhecimento e transformação da realidade social" (Ramos, 2002, p. 23). Este material é fundamentado nos ideiais de Paulo Freire, cujas reflexões orientam a educação como um ato de libertação. Freire nos ensina que "a educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo" (Freire, 2001, p. 87). Essa abordagem é essencial para que o jovem, ao compreender as relações sociais e econômicas no contexto do trabalho, seja capaz de perceber seu papel no processo de transformação da sociedade. Além disso, as reflexões de Acácia Kuenzer e Gaudêncio Frigoto também permeiam este conteúdo. Para Kuenzer, o trabalho não é apenas um fator econômico, mas sim " um espaço de construção de sentido e identidade, no qual o sujeito se reconhece enquanto parte de uma história" (Kuenzer, 2003, p. 45). Frigoto, por sua vez, aponta que "a formação para o trabalho deve considerar a dinâmica das relações de poder e desigualdade que estruturam as possibilidades de inserção dos jovens no mercado" (Frigoto, 2005, p. 78) Ao longo deste material, buscamos oferecer ao instrutor recursos para uma atuação que, ao mesmo tempo, respeite as especificidades dos adolescentes atendidos e seja capaz de promover uma visão libertadora e transformadora do mundo do trabalho. Queremos que o conteúdo aqui proposto seja não apenas uma orientação, mas também um convite à reflexão, à ação e ao compromisso com a formação integral dos aprendizes. Este material poderá ser utilizado em outros Programas de Aprendizagem, formações para o trabalho que contemplem o público juvenil em espaços formais e não formais de aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 50,3 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | pt_BR |
| Título: dc.title | Material Didático Instrucional para Instrutores dos Curso de Qualificação Profissional de Programas de Aprendizagem | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e tecnológica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto_Educacional_Bora_Corre_juventudes_inserção_mundo.pdf | 51.52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132223/2/Produto_Educacional_Bora_Corre_juventudes_inserção_mundo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons