Material Didático Instrucional para Instrutores dos Curso de Qualificação Profissional de Programas de Aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFES CAMPUS VITÒRIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Juliano-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Pollyana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-03T14:31:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-03T14:31:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-29-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_Bora_Corre_juventudes_inserção_mundopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132223-
Resumo: dc.description.abstractO material que apresentamos a seguir foi elaborado como um suporte para sua atuação no processo de sensibilização e formação dos aprendizes que atendem no Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador. Seu objetivo é proporcionar uma reflexão sobre o universo da ocupação em que os jovens estão inseridos, ampliando seus horizontes e possibilitando uma ótica mais acurada sobre as condições que os cercam. A proposta deste material é abordar temas essenciais e densos, como as desigualdades e vulnerabilidades que afetam as juventudes, a alienação da atividade laboral, e a função educativa que a ocupação pode exercer. A intenção é que, ao refletirem sobre essas questões, os jovens possam entender criticamente a realidade em que vivem, compreendendo o trabalho não apenas como um meio de sobrevivência, mas como um princípio educativo, como aponta Marise Ramos. Segundo a autora, "o trabalho é uma condição essencial para o desenvolvimento humano e deve ser compreendida como um processo de construção de conhecimento e transformação da realidade social" (Ramos, 2002, p. 23). Este material é fundamentado nos ideiais de Paulo Freire, cujas reflexões orientam a educação como um ato de libertação. Freire nos ensina que "a educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo" (Freire, 2001, p. 87). Essa abordagem é essencial para que o jovem, ao compreender as relações sociais e econômicas no contexto do trabalho, seja capaz de perceber seu papel no processo de transformação da sociedade. Além disso, as reflexões de Acácia Kuenzer e Gaudêncio Frigoto também permeiam este conteúdo. Para Kuenzer, o trabalho não é apenas um fator econômico, mas sim " um espaço de construção de sentido e identidade, no qual o sujeito se reconhece enquanto parte de uma história" (Kuenzer, 2003, p. 45). Frigoto, por sua vez, aponta que "a formação para o trabalho deve considerar a dinâmica das relações de poder e desigualdade que estruturam as possibilidades de inserção dos jovens no mercado" (Frigoto, 2005, p. 78) Ao longo deste material, buscamos oferecer ao instrutor recursos para uma atuação que, ao mesmo tempo, respeite as especificidades dos adolescentes atendidos e seja capaz de promover uma visão libertadora e transformadora do mundo do trabalho. Queremos que o conteúdo aqui proposto seja não apenas uma orientação, mas também um convite à reflexão, à ação e ao compromisso com a formação integral dos aprendizes. Este material poderá ser utilizado em outros Programas de Aprendizagem, formações para o trabalho que contemplem o público juvenil em espaços formais e não formais de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent50,3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didáticopt_BR
Título: dc.titleMaterial Didático Instrucional para Instrutores dos Curso de Qualificação Profissional de Programas de Aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
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