
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Acadêmica Aluz | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Aparecida Parreira Lemos Ruiz, Angélica | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Maria Retz Godoy dos Santos, Célia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Martin Viola, Natalia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-31T22:22:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-31T22:22:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-31 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Tecnodiversidade e Inclusão Universitária | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132191 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma análise detalhada do relato de experiência da Escola de Inverno FAAC/Unesp 2025 – Caminhos da Tecnodiversidade: Juventude, Conhecimento e Inclusão na Universidade, uma iniciativa de extensão universitária realizada na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Bauru. Inserida no âmbito do Edital PROPG/PROEC/PROPE nº 21/2025, a ação objetivou a aproximação entre estudantes do ensino médio e a universidade pública, por meio da promoção do letramento digital crítico e da inclusão social ampla. A metodologia contemplou oficinas temáticas, palestras especializadas, mostras audiovisuais e atividades culturais fundamentadas em práticas pedagógicas interativas, colaborativas e emancipatórias. Participaram do evento 344 alunos do ensino médio, 62 discentes da graduação e pós-graduação, 14 servidores técnico-administrativos e 15 docentes. O estudo analisa os impactos formativos, comunicacionais e institucionais da experiência, dialogando com o conceito de tecnodiversidade articulado por Hui (2023) e com os pressupostos éticos e políticos da extensão universitária consagrados na legislação brasileira. Os resultados indicam um índice elevado de satisfação (98,8%) e evidenciam o potencial da universidade pública na construção de ecossistemas comunicacionais para a inclusão digital e inovação social, reafirmando seu compromisso democratizante. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,41 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Extensão Universitária | pt_BR |
| Título: dc.title | Caminhos da Tecnodiversidade: Juventude, Comunicação e Inclusão Universitária – Relato de Experiência da Escola de Inverno FAAC/Unesp 2025 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons