
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Alagoas - Ifal | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DE LIMA FRADIQUE, JOÃO PEDRO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CAVALCANTI, RICARDO JORGE DE SOUSA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-31T19:20:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-31T19:20:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-31 | - |
| identificador: dc.identifier.other | E-book: "Corpo, Gênero e trabalho: tensionando reflexões sobre a inclusão LGBTQIAPN+ na Rede Federal de Educação" | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132170 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A obra "Corpo, Gênero e trabalho: tensionando reflexões sobre a inclusão LGBTQIAPN+ na Rede Federal de Educação" é oriunda de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), mais precisamente no Campus Maceió/Ifal, de modo que passou por processos de seleção de editais internos para que, com base em investigações desenvolvidas, envolvendo as temáticas das JuventudeS LGBTQIAPN+, do Currículo Escolar e do Mundo do Trabalho, pudesse se propor o presente livro digital (E-book), de caráter socieducacional, configurado, igualmente, na condição de Produto Educacional (PE), cuja disponibilização é de acesso livre, irrestrito e gratuito, via Repositório eduCapes, e se destina a estudiosos/as da Linguística Aplicada Queer/Cu-ir/Transviada, pesquisadores/as ligados/as a discussões envoltas a gênero e à sexualidade, especificamente, no campo do Ensino e da Educação, por problematizar processos de inclusão qualitativa de estudantes egressos/as - profissionais técnicos/as - no contexto social alagoano. Portanto, a obra se presta, assim, a discutir as JuventudeS que integram a Rede Federal de Educação, no contexto alagoano de ensino, a considerar, sobretudo, as discussões concernentes à oferta de um currículo escolar que se pretenda a possibilitar uma formação profissional com o fito de garantir a inserção qualitativa de pessoas LGBTQIAPN+ no mundo do trabalho. O trabalho em tela adveio de inquietações dos pesquisadores a partir de pesquisas de natureza qualitativa desenvolvidas e tem o propósito de, em alguma medida, mobilizar um debate qualificado acerca da temática, em suas interfaces, a levar em conta, sobremaneira, os dados gerados no contato com participantes colaboradores/as que vivenciam situações cotidianas voltadas à invisibilização de corpos/as LGBTQIAPN+ no contexto formativo no qual se desenvolveram as pesquisas. A obra, por fim, cumpre o desiderato de servir aos/às interessados/as, curiosos/as na temática uma aproximação com aspectos essencialmente relevantes a uma escola, de fato, que garanta uma formação humana integral. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 35,9MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventudes LGBTQIAPN+ | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguística Aplicada Queer | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mundo do Trabalho | pt_BR |
| Título: dc.title | Corpo, Gênero e trabalho: tensionando reflexões sobre a inclusão LGBTQIAPN+ na Rede Federal de Educação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Curso de Licenciatura em Letras-Português | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação, Diversidade e Inclusão Social | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| EBOOK - CORPO, GÊNERO E TRABALHO - João Fradique de Lima e Ricardo Cavalcanti.pdf | Livro Digital (E-book) | 35,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132170/2/EBOOK - CORPO, GÊNERO E TRABALHO - João Fradique de Lima e Ricardo Cavalcanti.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons