Corpo, Gênero e trabalho: tensionando reflexões sobre a inclusão LGBTQIAPN+ na Rede Federal de Educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoas - Ifalpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE LIMA FRADIQUE, JOÃO PEDRO-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTI, RICARDO JORGE DE SOUSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-31T19:20:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-31T19:20:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-31-
identificador: dc.identifier.otherE-book: "Corpo, Gênero e trabalho: tensionando reflexões sobre a inclusão LGBTQIAPN+ na Rede Federal de Educação"pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132170-
Resumo: dc.description.abstractA obra "Corpo, Gênero e trabalho: tensionando reflexões sobre a inclusão LGBTQIAPN+ na Rede Federal de Educação" é oriunda de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), mais precisamente no Campus Maceió/Ifal, de modo que passou por processos de seleção de editais internos para que, com base em investigações desenvolvidas, envolvendo as temáticas das JuventudeS LGBTQIAPN+, do Currículo Escolar e do Mundo do Trabalho, pudesse se propor o presente livro digital (E-book), de caráter socieducacional, configurado, igualmente, na condição de Produto Educacional (PE), cuja disponibilização é de acesso livre, irrestrito e gratuito, via Repositório eduCapes, e se destina a estudiosos/as da Linguística Aplicada Queer/Cu-ir/Transviada, pesquisadores/as ligados/as a discussões envoltas a gênero e à sexualidade, especificamente, no campo do Ensino e da Educação, por problematizar processos de inclusão qualitativa de estudantes egressos/as - profissionais técnicos/as - no contexto social alagoano. Portanto, a obra se presta, assim, a discutir as JuventudeS que integram a Rede Federal de Educação, no contexto alagoano de ensino, a considerar, sobretudo, as discussões concernentes à oferta de um currículo escolar que se pretenda a possibilitar uma formação profissional com o fito de garantir a inserção qualitativa de pessoas LGBTQIAPN+ no mundo do trabalho. O trabalho em tela adveio de inquietações dos pesquisadores a partir de pesquisas de natureza qualitativa desenvolvidas e tem o propósito de, em alguma medida, mobilizar um debate qualificado acerca da temática, em suas interfaces, a levar em conta, sobremaneira, os dados gerados no contato com participantes colaboradores/as que vivenciam situações cotidianas voltadas à invisibilização de corpos/as LGBTQIAPN+ no contexto formativo no qual se desenvolveram as pesquisas. A obra, por fim, cumpre o desiderato de servir aos/às interessados/as, curiosos/as na temática uma aproximação com aspectos essencialmente relevantes a uma escola, de fato, que garanta uma formação humana integral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent35,9MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJuventudes LGBTQIAPN+pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguística Aplicada Queerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo do Trabalhopt_BR
Título: dc.titleCorpo, Gênero e trabalho: tensionando reflexões sobre a inclusão LGBTQIAPN+ na Rede Federal de Educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Licenciatura em Letras-Portuguêspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação, Diversidade e Inclusão Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons