A Interseção da Pedagogia e da Gestão no Turismo: Proposta de um Framework para o Desenvolvimento de Roteiros de Turismo Educacional em Agências e Operadoras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPoletti Tiano, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-30T22:34:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-30T22:34:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1618-
identificador: dc.identifier.otherTurismo Pedagógicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132159-
Resumo: dc.description.abstractO turismo contemporâneo transcende a mera atividade de lazer, apresentando um potencial latente para a formação humana integral. Contudo, o setor de agenciamento e operação turística frequentemente negligência a dimensão pedagógica, focando-se em processos de gestão, logística e comercialização que padronizam a experiência em detrimento do aprendizado. Este artigo investiga a interseção entre a Pedagogia, com ênfase no turismo educacional, e a Gestão de Agências, propondo um framework teórico-prático para o desenvolvimento de roteiros de turismo educacional. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica qualitativa, analisando os fundamentos da aprendizagem experiencial (Dewey) e da pedagogia crítica (Freire) em contraponto às teorias de gestão de serviços turísticos (Beni; Krippendorf). Argumenta-se que a fusão dessas duas áreas de formação — o gestor-pedagogo — é essencial para criar produtos turísticos que sejam, simultaneamente, comercialmente viáveis e educacionalmente transformadores. O estudo conclui que a implementação de um framework estruturado não apenas qualifica o produto turístico, mas redefine o papel da agência de viagens como uma promotora ativa do conhecimento, respondendo a uma demanda crescente por viagens com propósito e significado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent836 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTurismo Pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Educacionalpt_BR
Título: dc.titleA Interseção da Pedagogia e da Gestão no Turismo: Proposta de um Framework para o Desenvolvimento de Roteiros de Turismo Educacional em Agências e Operadoraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons