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| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Cristiano | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Daniele Sayuri Fujita | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-30T20:49:25Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-30T20:49:25Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | DAS OPERAÇÕES ÀS FUNÇÕES: Construindo a base do raciocínio matemático | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132153 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | Cabe a escola um papel de suma importância na preparação dos estudantes para os desafios da vida moderna e para a formação do indivíduo apto ao exercício da cidadania, capaz de reconhecer, se inserir e mudar a realidade que o cerca. Capaz também de compreender o contexto político, econômico e social, tornando-o preparado para, de forma emancipadora, ir além do mercado de trabalho. Nesse sentido, o domínio dos assuntos básicos de matemática (adição, subtração, multiplicação, divisão, fração, potenciação e radiciação), assim como a educação matemática como um todo, pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes críticas, reflexivas e autônomas, desmistificando a ideia da matemática como “matéria difícil”, trazendo o estudante para dentro do contexto da aula proposta como sujeito ativo e qualificado a compreender e usar esses conhecimentos que foram anteriormente construídos. Diante do exposto acima, propõe-se um modelo de ensino que, fundamentado na filosofia de Paulo Freire, promove um aprendizado mais integrado, contextualizado e participativo, abordando conceitos matemáticos essenciais de forma que favoreça a emancipação e a autonomia dos estudantes, o qual irá contemplar atividades sequenciadas, que abordem os conceitos de adição, subtração, multiplicação, divisão, fração, potenciação e radiciação, de forma integrada e contextualizada. A proposta aqui apresentada é resultado da pesquisa realizada durante o Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Seu processo de construção se deu a partir da dissertação de mestrado denominada “A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DA BASE MATEMÁTICA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: Uma proposta didática para o ensino de funções de 1º e 2º graus”, inserida na linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e do macro-projeto 1 (Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT). A ideia é propiciar aos professores e, principalmente, aos estudantes informações e orientações que favoreçam a construção de um pensamento crítico e emancipador consistente e o desenvolvimento de atitudes autônomas voltadas ao desenvolvimento individual e coletivo, derrubando o mito da Matemática como “matéria difícil”, promovendo um ensino pautado na experiência dos envolvidos de forma dinâmica, prazerosa e colaborativa. | pt_BR | 
| Tamanho: dc.format.extent | 5,5 Mb | pt_BR | 
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR | 
| Título: dc.title | DAS OPERAÇÕES ÀS FUNÇÕES: Construindo a base do raciocínio matemático | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional Cristiano Miranda.pdf | 5,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132153/2/Produto Educacional Cristiano Miranda.pdfDownload | 
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