As tirinhas de Mafalda no Ensino de História: um potencial recurso para os estudos sobre as Ditaduras Civis-Militares no Cone Sul, com ênfase na experiência brasileira (1964 - 1985)

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, José Carlos Chagas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-31T09:53:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-31T09:53:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherAS TIRINHAS DE MAFALDA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM POTENCIAL RECURSO PARA OS ESTUDOS SOBRE AS DITADURAS CIVIS-MILITARES NO CONE SUL, COM ÊNFASE NA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA (1964 - 1985)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132144-
Resumo: dc.description.abstractA presente investigação, de natureza qualitativa, visa analisar a utilização das tirinhas de Mafalda, criadas pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, conhecido popularmente por Quino, como recurso potencializador do Ensino de História, no que tange às questões ligadas às Ditaduras Civis-Militares vivenciadas em diversos países do Cone Sul, em particular a experiência brasileira, durante o período de 1964 a 1985. A pesquisa se desenvolveu no Colégio Estadual de Tempo Integral Zumbi dos Palmares, com 10 estudantes da 3° Série do Ensino Médio de Tempo Integral. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário aberto com oito questões. No que se refere à discussão dos resultados, empregou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), que possibilitou a criação de categorias, cujos resultados indicaram possibilidades do uso das tirinhas como recursos pedagógicos. Dessa forma, constatou-se que as tirinhas de Mafalda podem contribuir para estabelecer conexões entre conteúdos curriculares de História com questões contemporâneas, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades, como análise, reflexão, narrativa histórica, argumentação e resolução de problemas. Como solução mediadora de aprendizagem (SMA) deste estudo, há a confecção de um caderno com orientações e abordagens, demonstrando as perspectivas de uso das tirinhas de Mafalda no Ensino de História, com o propósito de que esse material colabore para a prática pedagógica dos docentes que lecionam esse componente curricular na educação básica, auxiliando-os na compreensão de como as narrativas textuais e imagéticas as quais se relacionam ao contexto abordado, influenciam no aprendizado dos alunos, ampliando seu conhecimento histórico e seu senso crítico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Tirinhas de Mafalda; Ditadura Civil-Militar.pt_BR
Título: dc.titleAs tirinhas de Mafalda no Ensino de História: um potencial recurso para os estudos sobre as Ditaduras Civis-Militares no Cone Sul, com ênfase na experiência brasileira (1964 - 1985)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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