
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOARES, José Carlos Chagas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-31T09:53:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-31T09:53:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | AS TIRINHAS DE MAFALDA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM POTENCIAL RECURSO PARA OS ESTUDOS SOBRE AS DITADURAS CIVIS-MILITARES NO CONE SUL, COM ÊNFASE NA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA (1964 - 1985) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132144 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente investigação, de natureza qualitativa, visa analisar a utilização das tirinhas de Mafalda, criadas pelo cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, conhecido popularmente por Quino, como recurso potencializador do Ensino de História, no que tange às questões ligadas às Ditaduras Civis-Militares vivenciadas em diversos países do Cone Sul, em particular a experiência brasileira, durante o período de 1964 a 1985. A pesquisa se desenvolveu no Colégio Estadual de Tempo Integral Zumbi dos Palmares, com 10 estudantes da 3° Série do Ensino Médio de Tempo Integral. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário aberto com oito questões. No que se refere à discussão dos resultados, empregou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), que possibilitou a criação de categorias, cujos resultados indicaram possibilidades do uso das tirinhas como recursos pedagógicos. Dessa forma, constatou-se que as tirinhas de Mafalda podem contribuir para estabelecer conexões entre conteúdos curriculares de História com questões contemporâneas, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades, como análise, reflexão, narrativa histórica, argumentação e resolução de problemas. Como solução mediadora de aprendizagem (SMA) deste estudo, há a confecção de um caderno com orientações e abordagens, demonstrando as perspectivas de uso das tirinhas de Mafalda no Ensino de História, com o propósito de que esse material colabore para a prática pedagógica dos docentes que lecionam esse componente curricular na educação básica, auxiliando-os na compreensão de como as narrativas textuais e imagéticas as quais se relacionam ao contexto abordado, influenciam no aprendizado dos alunos, ampliando seu conhecimento histórico e seu senso crítico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,3 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Tirinhas de Mafalda; Ditadura Civil-Militar. | pt_BR |
| Título: dc.title | As tirinhas de Mafalda no Ensino de História: um potencial recurso para os estudos sobre as Ditaduras Civis-Militares no Cone Sul, com ênfase na experiência brasileira (1964 - 1985) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons