
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nogueira Nunes, Itana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-30T21:24:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-30T21:24:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1617 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Identidade Cultural Digital | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132141 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O cenário brasileiro apresenta uma série de mudanças e incertezas no âmbito das Letras, da produção do conhecimento e da ciência, o que justifica a necessidade de um debate sobre os caminhos futuros da nossa cultura em consonância com os avanços no mundo digital. O objetivo deste estudo é propor uma reflexão sobre a valorização da leitura, da autonomia nas escolhas, do gosto literário e do espírito crítico, assim como de outros aspectos formadores da “identidade cultural” dos estudantes brasileiros. Busca-se, através de uma metodologia de pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisar a construção de um perfil identitário do leitor brasileiro refletido numa rede social como o Instagram, tendo em vista o fenômeno da “identidade artificial” forjada nas redes e nas plataformas de “streaming cultural”. Conclui-se que as redes sociais constituem espaços digitais que têm potencial tanto para ampliar desigualdades culturais e sociais quanto para promover um significativo desenvolvimento intelectual. Para que a melhor perspectiva prevaleça deveremos ensinar/aprender de uma vez por todas a combinar consciência tecnológica, senso crítico, responsabilidade e ética na nossa forma de consumir os conteúdos desses espaços virtuais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 645 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
| Título: dc.title | Identidade Artificial: Leitura, Identidade Cultural e Caminhos da Literatura no Brasil | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons