Práticas Investigativas e Formação Epistemológica no Ensino de Ciências: do Laboratório Tradicional ao Laboratório Reflexivo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Acadêmica Aluzpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJerfson Sobreira da Silva, Inaldo-
Autor(es): dc.contributor.authordo Nascimento Tavares, Valquíria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-30T13:29:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-30T13:29:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-30-
identificador: dc.identifier.otherEducação: Ensino de Físicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132134-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Ciências, particularmente o de Física, tem sido historicamente marcado por práticas transmissivas e experimentos de demonstração cuja função principal é comprovar leis previamente estabelecidas, reforçando uma visão empirista e linear da ciência. Essa concepção, fortemente enraizada nos currículos escolares, ainda reduz a experiência científica a um conjunto de procedimentos padronizados e previsíveis, esvaziando o potencial investigativo e crítico do aprendizado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent39,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriticidadept_BR
Título: dc.titlePráticas Investigativas e Formação Epistemológica no Ensino de Ciências: do Laboratório Tradicional ao Laboratório Reflexivopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons