A Teoria dos Construtos Pessoais e o Ciclo da Experiência de Kelly como Metodologia Ativa no Ensino de Ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJerfson Sobreira da Silva, Inaldo-
Autor(es): dc.contributor.authordo Nascimento Tavares Sobreira da Silva, Valquíria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-30T12:49:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-30T12:49:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-30-
identificador: dc.identifier.otherEducação: Metodologias Ativaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132133-
Resumo: dc.description.abstractAo refletirmos sobre as transformações educacionais das últimas décadas percebemos a presença de metodologias que promovem a autonomia, a reflexão e o protagonismo discente. As chamadas metodologias ativas emergem como alternativas pedagógicas que deslocam o foco do ensino centrado no professor para a aprendizagem centrada no estudante (Moran, 2021; Bacich & Moran, 2018; Berbel, 2020). Essas metodologias estimulam a curiosidade, a investigação e a aplicação do conhecimento em contextos reais, configurando ambientes que valorizam o erro, a colaboração e o pensamento crítico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Contemporâneapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia e Protagonismo Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleA Teoria dos Construtos Pessoais e o Ciclo da Experiência de Kelly como Metodologia Ativa no Ensino de Ciênciaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons