Vozes Inclusivas: Relatos de estudantes autistas sobre as práticas avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Ana Paula Beserra de-
Autor(es): dc.contributor.authorBraz Ferreira Gontijo, Simone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-28T14:44:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-28T14:44:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-28-
identificador: dc.identifier.otherVozes Inclusivas: Relatos de estudantes autistas sobre as práticas avaliativas na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132086-
Resumo: dc.description.abstractO e-book Vozes Inclusivas: Relatos de estudantes autistas sobre as práticas avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica possui potencial de abrangência que extrapola o contexto do Instituto Federal de Brasília (IFB), podendo ser replicado em diferentes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como em escolas estaduais e municipais que ofertam o Ensino Médio Integrado. Por apresentar uma abordagem fundamentada nas experiências reais de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o material dialoga diretamente com desafios comuns enfrentados por docentes em contextos inclusivos, o que amplia sua aplicabilidade em diversos cenários educacionais. A estrutura do e-book, que combina relatos de estudantes, reflexões teóricas e sugestões de práticas pedagógicas inclusivas, favorece sua utilização tanto em formações docentes quanto como material de apoio em disciplinas voltadas à inclusão e avaliação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Além disso, o produto pode subsidiar ações de formação continuada promovidas pelos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) e por setores de gestão pedagógica, fortalecendo políticas institucionais de inclusão. Sua replicabilidade se dá pela possibilidade de adaptação da metodologia utilizada, a escuta ativa dos estudantes e a sistematização de suas experiências, a outros públicos e temáticas, permitindo que diferentes instituições produzam versões próprias voltadas a suas realidades locais. Dessa forma, o e-book não apenas dissemina boas práticas inclusivas, mas também inspira novos processos de investigação e produção colaborativa de conhecimento sobre avaliação, diversidade e equidade na EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1658Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleVozes Inclusivas: Relatos de estudantes autistas sobre as práticas avaliativas na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons