
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Brasília | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Ana Paula Beserra de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Braz Ferreira Gontijo, Simone | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-28T14:44:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-28T14:44:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Vozes Inclusivas: Relatos de estudantes autistas sobre as práticas avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132086 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O e-book Vozes Inclusivas: Relatos de estudantes autistas sobre as práticas avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica possui potencial de abrangência que extrapola o contexto do Instituto Federal de Brasília (IFB), podendo ser replicado em diferentes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como em escolas estaduais e municipais que ofertam o Ensino Médio Integrado. Por apresentar uma abordagem fundamentada nas experiências reais de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o material dialoga diretamente com desafios comuns enfrentados por docentes em contextos inclusivos, o que amplia sua aplicabilidade em diversos cenários educacionais. A estrutura do e-book, que combina relatos de estudantes, reflexões teóricas e sugestões de práticas pedagógicas inclusivas, favorece sua utilização tanto em formações docentes quanto como material de apoio em disciplinas voltadas à inclusão e avaliação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Além disso, o produto pode subsidiar ações de formação continuada promovidas pelos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) e por setores de gestão pedagógica, fortalecendo políticas institucionais de inclusão. Sua replicabilidade se dá pela possibilidade de adaptação da metodologia utilizada, a escuta ativa dos estudantes e a sistematização de suas experiências, a outros públicos e temáticas, permitindo que diferentes instituições produzam versões próprias voltadas a suas realidades locais. Dessa forma, o e-book não apenas dissemina boas práticas inclusivas, mas também inspira novos processos de investigação e produção colaborativa de conhecimento sobre avaliação, diversidade e equidade na EPT. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1658Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista, | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | Vozes Inclusivas: Relatos de estudantes autistas sobre as práticas avaliativas na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Ebook Ana Paula (2).pdf | Vozes autistas | 8,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132086/2/Ebook Ana Paula (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons