INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A ÉTICA EM FOCO

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Autor(es): dc.contributorIF BAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES DE QUEIROZ, GIRLANE-
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS DURÃES, GILVAN-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA SANTANA E SANTANA, CAMILA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-28T20:42:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-28T20:42:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-28-
identificador: dc.identifier.otherINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A ÉTICA EM FOCOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132066-
Resumo: dc.description.abstractA Inteligência Artificial (IA) está presente em diversos setores da sociedade, transformando de maneira significativa as formas de viver e de se relacionar. Nesse contexto, a Educação também vivencia essas mudanças, especialmente no que diz respeito aos aspectos éticos relacionados ao uso da IA no Ensino Médio Integrado (EMI). Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar as questões éticas envolvidas na relação entre a Inteligência Artificial e o processo de ensino e aprendizagem no EMI, no Instituto Federal Baiano, Campus Serrinha. Participaram do estudo 14 estudantes da 2ª série do EMI, sendo 8 do curso Técnico em Alimentos e 6 do curso Técnico em Agroecologia. De natureza qualitativa, a pesquisa adotou o Estudo de Caso como método, utilizando Questionário, Oficina e Entrevista Semiestruturada, realizados de forma presencial e online. Para a análise dos dados, foi empregada a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que parte dos participantes reconhecem a presença da IA em seu cotidiano, identificando facilidades que esses artefatos proporcionam na rotina diária e nos estudos. Também compreendem riscos associados à privacidade, viés algorítmico, equidade, fake news, plágio e uso indevido dessas ferramentas. Além disso, percebem a ausência de regulamentações específicas e a necessidade de políticas públicas que mitiguem os riscos e ampliem o acesso equitativo às tecnologias. O estudo evidenciou, contudo, a urgência de abordar e aprofundar essas temáticas no contexto escolar, considerando que nem todos os estudantes demonstram criticidade no uso da IA. Como Produto Educacional, foi elaborado um vídeo reflexivo, com o intuito de ampliar o debate sobre os benefícios da IA no EMI e, ao mesmo tempo, alertar para os riscos decorrentes de seu uso acrítico. Palavras-chave: Inteligência Artificial. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino e Aprendizagem. Ensino Médio Integrado. Ética.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificial. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino e Aprendizagem. Ensino Médio Integrado. Ética.pt_BR
Título: dc.titleINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A ÉTICA EM FOCOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
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