
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IF BAIANO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | NUNES DE QUEIROZ, GIRLANE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS DURÃES, GILVAN | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LIMA SANTANA E SANTANA, CAMILA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-28T20:42:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-28T20:42:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A ÉTICA EM FOCO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132066 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Inteligência Artificial (IA) está presente em diversos setores da sociedade, transformando de maneira significativa as formas de viver e de se relacionar. Nesse contexto, a Educação também vivencia essas mudanças, especialmente no que diz respeito aos aspectos éticos relacionados ao uso da IA no Ensino Médio Integrado (EMI). Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar as questões éticas envolvidas na relação entre a Inteligência Artificial e o processo de ensino e aprendizagem no EMI, no Instituto Federal Baiano, Campus Serrinha. Participaram do estudo 14 estudantes da 2ª série do EMI, sendo 8 do curso Técnico em Alimentos e 6 do curso Técnico em Agroecologia. De natureza qualitativa, a pesquisa adotou o Estudo de Caso como método, utilizando Questionário, Oficina e Entrevista Semiestruturada, realizados de forma presencial e online. Para a análise dos dados, foi empregada a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que parte dos participantes reconhecem a presença da IA em seu cotidiano, identificando facilidades que esses artefatos proporcionam na rotina diária e nos estudos. Também compreendem riscos associados à privacidade, viés algorítmico, equidade, fake news, plágio e uso indevido dessas ferramentas. Além disso, percebem a ausência de regulamentações específicas e a necessidade de políticas públicas que mitiguem os riscos e ampliem o acesso equitativo às tecnologias. O estudo evidenciou, contudo, a urgência de abordar e aprofundar essas temáticas no contexto escolar, considerando que nem todos os estudantes demonstram criticidade no uso da IA. Como Produto Educacional, foi elaborado um vídeo reflexivo, com o intuito de ampliar o debate sobre os benefícios da IA no EMI e, ao mesmo tempo, alertar para os riscos decorrentes de seu uso acrítico. Palavras-chave: Inteligência Artificial. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino e Aprendizagem. Ensino Médio Integrado. Ética. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino e Aprendizagem. Ensino Médio Integrado. Ética. | pt_BR |
| Título: dc.title | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: A ÉTICA EM FOCO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação_Final_Girlane.pdf | 6.17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132066/2/Dissertação_Final_Girlane.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons