"Caminhos Cruzados": a interseccionalidade no Ensino Médio Técnico-Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal da Paraíba (IFPB)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Clarissa Felipe de-
Autor(es): dc.contributor.authorMedeiros, José Washington de Morais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-26T10:18:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-26T10:18:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-08-
identificador: dc.identifier.other“Caminhos Cruzados”: a interseccionalidade no Ensino Médio Técnico-Integradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132051-
Resumo: dc.description.abstractA Sequência Didática (SD) “Caminhos Cruzados: a interseccionalidade no Ensino Médio Técnico-Integrado" é um Produto Educacional derivado de pesquisa de mestrado no ProfEPT/IFPB, e aborda interseccionalidade entre raça, gênero, classe e sexualidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Foi pensada para o Ensino Médio Técnico-integrado, utilizando metodologias ativas e conteúdo que valorizam a diversidade e promovem reflexão crítica. A SD baseia-se em experiências de mulheres negras no IFRN, destacando suas lutas e resistências frente à subalternização histórica, e propõe quatro aulas introdutórias que foram aplicadas no componente curricular "Arte", em uma turma do segundo ano do Ensino Médio Integrado do IFRN. No entanto, as aulas são adaptáveis a diferentes disciplinas enfatizando práticas pedagógicas decoloniais e antiopressoras. O material visa fortalecer o pensamento político-crítico, pautando temas como patriarcado, racismo, LGBT+fobia e desigualdade social. Apoia-se em autoras do pensamento feminista negro, como Patricia Hill Collins (2000) e Lélia Gonzalez (2020). A proposta é fomentar ações educativas comprometidas com justiça social. Busca-se contribuir com a formação integral e emancipadora de educadores/as e estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.018KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInterseccionalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRaçapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectClassept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Título: dc.title"Caminhos Cruzados": a interseccionalidade no Ensino Médio Técnico-Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional - parte da Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons