
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal da Paraíba (IFPB) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Clarissa Felipe de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Medeiros, José Washington de Morais | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-26T10:18:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-26T10:18:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | “Caminhos Cruzados”: a interseccionalidade no Ensino Médio Técnico-Integrado | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132051 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Sequência Didática (SD) “Caminhos Cruzados: a interseccionalidade no Ensino Médio Técnico-Integrado" é um Produto Educacional derivado de pesquisa de mestrado no ProfEPT/IFPB, e aborda interseccionalidade entre raça, gênero, classe e sexualidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Foi pensada para o Ensino Médio Técnico-integrado, utilizando metodologias ativas e conteúdo que valorizam a diversidade e promovem reflexão crítica. A SD baseia-se em experiências de mulheres negras no IFRN, destacando suas lutas e resistências frente à subalternização histórica, e propõe quatro aulas introdutórias que foram aplicadas no componente curricular "Arte", em uma turma do segundo ano do Ensino Médio Integrado do IFRN. No entanto, as aulas são adaptáveis a diferentes disciplinas enfatizando práticas pedagógicas decoloniais e antiopressoras. O material visa fortalecer o pensamento político-crítico, pautando temas como patriarcado, racismo, LGBT+fobia e desigualdade social. Apoia-se em autoras do pensamento feminista negro, como Patricia Hill Collins (2000) e Lélia Gonzalez (2020). A proposta é fomentar ações educativas comprometidas com justiça social. Busca-se contribuir com a formação integral e emancipadora de educadores/as e estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2.018KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Raça | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Classe | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
| Título: dc.title | "Caminhos Cruzados": a interseccionalidade no Ensino Médio Técnico-Integrado | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - parte da Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Caminhos Cruzados_A interseccionalidade no Ensino Médio Técnico-integrado.pdf | “Caminhos Cruzados”: a interseccionalidade no Ensino Médio Técnico-Integrado | 2.02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132051/2/Caminhos Cruzados_A interseccionalidade no Ensino Médio Técnico-integrado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons