Narrativas Biográficas Sobre a Construção de Si Como Estudante de Pedagogia em Mobilidade Geográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-25T18:30:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-25T18:30:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1582-
identificador: dc.identifier.otherEducaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132022-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada no Campus.A.C.Simões da UFAL, em Maceió/AL, durante os anos de 2018 a 2023. O estudo correspondeu aos processos de construção de si como estudantes universitárias de três jovens/mulheres em mobilidade geográfica diária, por meio de entrevistas narrativas com viés biográfico. Cada entrevista aconteceu separadamente, sendo dois encontros com cada estudante, perfazendo um total de seis entrevistas. As jovens elaboraram uma história de sua formação. Nesta, as condições do transporte para o deslocamento foram tomadas como desafio a ser superado. O longo tempo de espera do transporte, sobretudo, a quebra do veículo em períodos chuvosos, bem como a falta de rede de apoio em Maceió não apareceram nas narrativas com o mesmo grau de importância. Assim, evidenciou-se que ser estudante universitária em mobilidade geográfica diária perpassa um contexto de desafios similares, mas, também, um processo construtivo experiencial e não linear, marcado por aprendizados intelectuais e subjetivos que implicam no grau de envolvimento do sujeito com os estudos. Por fim, identificou-se a importância de incrementar a matriz curricular do curso de Pedagogia, propostas formativas pautadas na relação biográfica com as aprendizagens. Considero que tais espaços podem contribuir para viabilizar a reflexividade e a articulação dos saberes com o mundo real.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent346 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEntrevistas Narrativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes Universitáriaspt_BR
Título: dc.titleNarrativas Biográficas Sobre a Construção de Si Como Estudante de Pedagogia em Mobilidade Geográficapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons