
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Isabel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-25T18:30:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-25T18:30:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1582 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132022 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada no Campus.A.C.Simões da UFAL, em Maceió/AL, durante os anos de 2018 a 2023. O estudo correspondeu aos processos de construção de si como estudantes universitárias de três jovens/mulheres em mobilidade geográfica diária, por meio de entrevistas narrativas com viés biográfico. Cada entrevista aconteceu separadamente, sendo dois encontros com cada estudante, perfazendo um total de seis entrevistas. As jovens elaboraram uma história de sua formação. Nesta, as condições do transporte para o deslocamento foram tomadas como desafio a ser superado. O longo tempo de espera do transporte, sobretudo, a quebra do veículo em períodos chuvosos, bem como a falta de rede de apoio em Maceió não apareceram nas narrativas com o mesmo grau de importância. Assim, evidenciou-se que ser estudante universitária em mobilidade geográfica diária perpassa um contexto de desafios similares, mas, também, um processo construtivo experiencial e não linear, marcado por aprendizados intelectuais e subjetivos que implicam no grau de envolvimento do sujeito com os estudos. Por fim, identificou-se a importância de incrementar a matriz curricular do curso de Pedagogia, propostas formativas pautadas na relação biográfica com as aprendizagens. Considero que tais espaços podem contribuir para viabilizar a reflexividade e a articulação dos saberes com o mundo real. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 346 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Entrevistas Narrativas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes Universitárias | pt_BR |
| Título: dc.title | Narrativas Biográficas Sobre a Construção de Si Como Estudante de Pedagogia em Mobilidade Geográfica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons