
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Isabel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-25T18:21:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-25T18:21:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1581 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Teoria da Defectologia | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132021 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições da teoria da Defectologia de Vygotsky para a Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva, apontando algumas inspirações pedagógicas para a prática e organização do cotidiano. O texto de revisão literária, reuni colaborações da Pedagogia, Psicologia e Sociologia, configurando reflexões potentes e multidisciplinares em torno do desenvolvimento infantil. Considera-se a relevância de fomentar o debate em torno da inclusão com as crianças da educação infantil, entendendo as crianças com deficiência enquanto produtoras de culturas que se desenvolvem de maneira integral no encontro consigo, com os outros e com o mundo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 416 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Defectologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Título: dc.title | Estudos da Defectologia em Vygotsky e suas contribuições para a Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons