Desenvolvimento de jogo no aplicativo Scratch: A trilha da divisão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARQUES, Herryson Mateus Nunes-
Autor(es): dc.contributor.authorFIALHO, Roberto Paulo Bibas-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-24T19:25:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-24T19:25:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-24-
identificador: dc.identifier.otherDesenvolvimento de jogo no aplicativo Scratch: A trilha da divisãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132013-
Resumo: dc.description.abstractA escrita deste livro surgiu a partir de uma proposta para desenvolver uma atividade educacional com tecnologia durante a disciplina de Tecnologias de Informática no Ensino de Matemática, no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará – UEPA. O presente material tem como objetivo principal auxiliar professores do Ensino Fundamental no ensino da operação matemática de divisão com números racionais, tornando as aulas mais dinâmicas, atrativas e significativas, por meio da utilização de tecnologia de informação. Esta obra configura-se como um guia prático, com orientações passo a passo, para a criação de uma trilha gamificada no Scratch, que permite trabalhar de forma lúdica e interativa os conceitos matemáticos envolvidos na divisão. A plataforma digital Scratch, apresenta uma linguagem de programação em blocos, simples, intuitiva e acessível, tais características a tornam uma excelente ferramenta para o uso em sala de aula, mesmo por professores que não possuem conhecimento aprofundado em informática. Através dessa plataforma, é possível construir jogos e atividades personalizadas, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e o envolvimento ativo dos estudantes com os conteúdos propostos. Ao utilizar o Scratch para criar um jogo centrado na divisão com números racionais, o professor oportuniza aos alunos não apenas a fixação de conteúdos, mas também a vivência de experiências significativas. Espera-se, com isso, contribuir para que o ensino de Matemática seja cada vez mais conectado a realidade dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem prazeroso, interativo e condizente com as demandas da cultura digital. Dessa forma, este livreto visa somar-se a outras iniciativas que buscam transformar o ensino da Matemática em algo mais envolvente e eficaz, especialmente para os alunos da geração digital.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4766pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectScratchpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDivisãopt_BR
Título: dc.titleDesenvolvimento de jogo no aplicativo Scratch: A trilha da divisãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais