
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Perla do Carmo Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Fábio José da Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cinthia Cunha Maradei | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Chaquiam, Miguel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-24T19:18:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-24T19:18:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Atividades didáticas no Geogebra para funções exponenciais | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132011 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta obra foi desenvolvida especialmente para contribuir com o ensino da função exponencial no 1º ano do Ensino Médio. Sabemos que ensinar esse objeto matemático pode representar um grande desafio, pois, os alunos muitas vezes têm dificuldade para compreender o comportamento dessa função, relacioná-la a situações do cotidiano e, principalmente, enxergar sentido em aprender algo que, à primeira vista, parece tão abstrato. Em virtude disso, a proposta é oferecer um material que vá além das explicações tradicionais e das resoluções mecânicas de exercícios. O foco está em oferecer oportunidades para que os alunos explorem, experimentem e visualizem a matemática de forma mais dinâmica, com a exploração do Geogebra. Ao transformar conceitos abstratos em representações visuais e manipuláveis, o GeoGebra abre espaço para uma aprendizagem mais significativa, onde o aluno deixa de ser mero espectador e passa a ser protagonista da construção do conhecimento. O GeoGebra é um software gratuito e intuitivo que permite a construção, a manipulação e a análise de gráficos de forma dinâmica. É uma importante ferramenta capaz de promover uma aprendizagem mais visual, investigativa e significativa. As atividades apresentadas estão apoiadas em três referenciais da Educação Matemática: a Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau, a concepção Vygotskiana de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Segundo Brousseau (1986, p. 49, apud CARVALHO, 2014, p. 41), o aluno aprende “adaptando-se a um milieu que é fator de dificuldades, de contradições, de desequilíbrio, um pouco como acontece na sociedade humana. Esse saber, fruto da adaptação do aluno, manifesta-se pelas respostas novas, que são a prova da aprendizagem”. Essa afirmação traduz a essência da TSD: criar situações em que o estudante, colocado em um ambiente didático planejado, é confrontado com desafios que o obrigam a mobilizar conhecimentos prévios, formular hipóteses e construir novos significados. O papel do professor, nessa perspectiva, não é o de transmissor de respostas prontas, mas o de organizador do meio didático, regulando o contrato didático e favorecendo condições para que o aluno assuma protagonismo no processo de aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2892 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividades Didáticas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Função Exponencial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
| Título: dc.title | Atividades didáticas no Geogebra para funções exponenciais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PERLA - FUNÇÃO EXPONENCIAL.pdf | 2.89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132011/1/PERLA - FUNÇÃO EXPONENCIAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: