Atividades didáticas no Geogebra para funções exponenciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Perla do Carmo Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorChaquiam, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-24T19:18:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-24T19:18:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-24-
identificador: dc.identifier.otherAtividades didáticas no Geogebra para funções exponenciaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132011-
Resumo: dc.description.abstractEsta obra foi desenvolvida especialmente para contribuir com o ensino da função exponencial no 1º ano do Ensino Médio. Sabemos que ensinar esse objeto matemático pode representar um grande desafio, pois, os alunos muitas vezes têm dificuldade para compreender o comportamento dessa função, relacioná-la a situações do cotidiano e, principalmente, enxergar sentido em aprender algo que, à primeira vista, parece tão abstrato. Em virtude disso, a proposta é oferecer um material que vá além das explicações tradicionais e das resoluções mecânicas de exercícios. O foco está em oferecer oportunidades para que os alunos explorem, experimentem e visualizem a matemática de forma mais dinâmica, com a exploração do Geogebra. Ao transformar conceitos abstratos em representações visuais e manipuláveis, o GeoGebra abre espaço para uma aprendizagem mais significativa, onde o aluno deixa de ser mero espectador e passa a ser protagonista da construção do conhecimento. O GeoGebra é um software gratuito e intuitivo que permite a construção, a manipulação e a análise de gráficos de forma dinâmica. É uma importante ferramenta capaz de promover uma aprendizagem mais visual, investigativa e significativa. As atividades apresentadas estão apoiadas em três referenciais da Educação Matemática: a Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau, a concepção Vygotskiana de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Segundo Brousseau (1986, p. 49, apud CARVALHO, 2014, p. 41), o aluno aprende “adaptando-se a um milieu que é fator de dificuldades, de contradições, de desequilíbrio, um pouco como acontece na sociedade humana. Esse saber, fruto da adaptação do aluno, manifesta-se pelas respostas novas, que são a prova da aprendizagem”. Essa afirmação traduz a essência da TSD: criar situações em que o estudante, colocado em um ambiente didático planejado, é confrontado com desafios que o obrigam a mobilizar conhecimentos prévios, formular hipóteses e construir novos significados. O papel do professor, nessa perspectiva, não é o de transmissor de respostas prontas, mas o de organizador do meio didático, regulando o contrato didático e favorecendo condições para que o aluno assuma protagonismo no processo de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2892pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Exponencialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Título: dc.titleAtividades didáticas no Geogebra para funções exponenciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais