Os Princípios Constitucionais da Educação e a Função Social da Universidade: Desafios na Articulação do Direito à Formação Cidadã

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Autor(es): dc.contributor.authorLuís Valente Rodrigues Neto, Gilberto-
Autor(es): dc.contributor.authorVinicius de Souza Gadelha, João-
Autor(es): dc.contributor.authorEduardo Queiroz da Costa, Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-24T12:40:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-24T12:40:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1567-
identificador: dc.identifier.otherEducação Superiorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132002-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo analisa os princípios constitucionais da educação e sua articulação com a função social da universidade. A pesquisa visa responder ao seguinte problema: Como a universidade brasileira articula, na prática, seus princípios constitucionais da educação com a urgente função social de promover o direito à formação cidadã e à justiça social? O estudo é de natureza qualitativa e teórica, fundamentado na revisão bibliográfica crítica, com foco em autores como Freire, Santos e Piovesan, que concebem a educação como prática emancipatória e na análise documental da legislação educacional brasileira. São examinados os dispositivos legais que sustentam o direito à educação, incluindo a Constituição Federal de 1988 (Art. 206 e seus princípios: pluralismo, igualdade, liberdade, gestão democrática), a LDB (Lei nº 9.394/96), o PNE (Lei nº 13.005/2014) e a Resolução CNE/CP nº 1/2012 (Educação em Direitos Humanos). Os resultados demonstram que, embora o marco normativo seja robusto, a efetivação da função social enfrenta desafios estruturais, sendo a resistência institucional e o tecnicismo curricular os principais obstáculos. Conclui-se que a superação desses desafios exige a integração dos princípios constitucionais, especialmente o pluralismo e a valorização dos direitos humanos, como eixos transversais nas práticas pedagógicas universitárias. A universidade deve assumir, assim, uma postura de vanguarda e de resistência democrática, cumprindo sua função constitucional de promover a justiça social, a cidadania ativa e a diversidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent423 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrincípios Constitucionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireito à Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Cidadãpt_BR
Título: dc.titleOs Princípios Constitucionais da Educação e a Função Social da Universidade: Desafios na Articulação do Direito à Formação Cidadãpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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