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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Luís Valente Rodrigues Neto, Gilberto | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vinicius de Souza Gadelha, João | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Eduardo Queiroz da Costa, Paulo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-24T12:40:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-24T12:40:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1567 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação Superior | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132002 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo analisa os princípios constitucionais da educação e sua articulação com a função social da universidade. A pesquisa visa responder ao seguinte problema: Como a universidade brasileira articula, na prática, seus princípios constitucionais da educação com a urgente função social de promover o direito à formação cidadã e à justiça social? O estudo é de natureza qualitativa e teórica, fundamentado na revisão bibliográfica crítica, com foco em autores como Freire, Santos e Piovesan, que concebem a educação como prática emancipatória e na análise documental da legislação educacional brasileira. São examinados os dispositivos legais que sustentam o direito à educação, incluindo a Constituição Federal de 1988 (Art. 206 e seus princípios: pluralismo, igualdade, liberdade, gestão democrática), a LDB (Lei nº 9.394/96), o PNE (Lei nº 13.005/2014) e a Resolução CNE/CP nº 1/2012 (Educação em Direitos Humanos). Os resultados demonstram que, embora o marco normativo seja robusto, a efetivação da função social enfrenta desafios estruturais, sendo a resistência institucional e o tecnicismo curricular os principais obstáculos. Conclui-se que a superação desses desafios exige a integração dos princípios constitucionais, especialmente o pluralismo e a valorização dos direitos humanos, como eixos transversais nas práticas pedagógicas universitárias. A universidade deve assumir, assim, uma postura de vanguarda e de resistência democrática, cumprindo sua função constitucional de promover a justiça social, a cidadania ativa e a diversidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 423 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Princípios Constitucionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito à Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Cidadã | pt_BR |
| Título: dc.title | Os Princípios Constitucionais da Educação e a Função Social da Universidade: Desafios na Articulação do Direito à Formação Cidadã | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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