Educação Financeira no Ensino Fundamental: uma trilha de aprendizagem baseada em metodologias ativas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Souza, Anderson Oliveira Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-23T22:22:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-23T22:22:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-23-
identificador: dc.identifier.otherAndersonOPS-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131997-
Resumo: dc.description.abstractA educação está cada vez mais voltada para o desenvolvimento de habilidades práticas e competências transversais, que capacitem o aluno a enfrentar situações reais de forma crítica e criativa. Neste contexto, a educação financeira surge como um elemento-chave para preparar os jovens para a vida adulta, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para gerir de maneira eficaz e responsável seus recursos financeiros. É exatamente isso que propomos com este Produto Educacional. Ele nasceu da Dissertação de mesmo título "Educação Financeira no Ensino Fundamental: uma trilha de aprendizagem baseada em metodologias ativas"e foi desenvolvido para apoiar o ensino de Educação Financeira no 9º Ano do Ensino Fundamental. Em vez de simplesmente aulas expositivas, criamos uma Trilha de Aprendizagem dinâmica. Ela é composta por cinco atividades principais que guiam o estudante, passo a passo, da compreensão do conceito à aplicação prática em seu dia a dia financeiro. Para isso, apostamos em metodologias ativas que realmente colocam o aluno no centro da ação: Ensino Híbrido (Sala de Aula Invertida): Os conceitos iniciais são explorados de forma autônoma fora da sala (com materiais digitais), liberando o tempo presencial para aprofundamento, debate e a resolução de problemas práticos: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Os desafios propostos são situações financeiras autênticas. Isso estimula a autonomia e o desenvolvimento do pensamento crítico para a tomada de decisões. Tecnologias Digitais de Informação: Utilizamos vídeos da plataforma YouTube™com linguagem acessível para que temas complexos, como juros, inflação e financiamentos, sejam vistos sob uma ótica totalmente contextualizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,6 megaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeira; Trilha de Aprendizagem; Metodologias Ativaspt_BR
Título: dc.titleEducação Financeira no Ensino Fundamental: uma trilha de aprendizagem baseada em metodologias ativaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Matemática - PROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática Discretapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons