Darwiniana [livro eletrônico]: Guia do mestre

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAvelar, Leonardo-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Gláucio Aranha-
Autor(es): dc.contributor.authorSholl-Franco, Alfred-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-23T13:27:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-23T13:27:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other2-4- 2024 - Darwiniana - V. 2 - Guia do Mestre - Avelar et alpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131989-
Resumo: dc.description.abstractA obra Darwiniana – Guia do Mestre (v.2) integra o projeto Darwiniana, um jogo narrativo de aventura no formato Role Playing Game (RPG) concebido como instrumento pedagógico para o ensino e a aprendizagem de conceitos biológicos e evolutivos em ambientes educacionais formais. Ambientado no universo ficcional da Terra 2.0, o jogo se passa em um futuro distópico marcado por desertificação global, colapso ecológico, extinção de espécies e surgimento de novas formas de vida, resultantes de mutações e da variabilidade genética humana. Nesse contexto, a humanidade busca sobreviver e se adaptar sob o domínio da poderosa Corporação Darwin, instituição científica que centraliza o desenvolvimento tecnológico e o estudo dos fenômenos evolutivos, exercendo grande influência sobre a estrutura social e política da nova ordem planetária. O Guia do Mestre, correspondente ao Volume 2 da série, é destinado aos professores e mediadores que assumem o papel de narradores das aventuras no universo Darwiniana. Este volume apresenta orientações detalhadas sobre a condução das partidas, a construção das narrativas e a mediação entre os conteúdos científicos e as ações dos jogadores. O mestre conduz a história e propõe desafios que estimulam a aplicação dos conceitos de seleção natural, adaptação, mutação, biodiversidade e impacto ambiental, promovendo uma aprendizagem ativa, crítica e interdisciplinar. Além de explicitar a estrutura do jogo e as diretrizes pedagógicas, o Guia do Mestre inclui a aventura introdutória “A Origem”, que serve como porta de entrada ao universo ficcional e como modelo de aplicação prática do RPG em sala de aula. O projeto Darwiniana conta com duas edições complementares: o Volume 1 – Guia do Jogador, dedicado à criação dos personagens e à imersão dos alunos na narrativa, e o Volume 2 – Guia do Mestre, voltado à mediação docente e à organização das experiências narrativas e educativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent41,9mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDarwinianapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuia do Mestrept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRole Playing Gamept_BR
Palavras-chave: dc.subjectv2; volume 2pt_BR
Título: dc.titleDarwiniana [livro eletrônico]: Guia do mestrept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Formação em Ciências para Professores, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROFICIÊNCIAS / UFRJ)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Pós-Graduação em Formação em Ciências para Professores, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROFICIÊNCIAS / UFRJ)pt_BR
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