
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marques de Sousa, Leiliane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-24T12:32:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-24T12:32:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1566 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino de Química | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131982 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O ensino da química vem enfrentando algumas dificuldades no decorrer dos anos, as quais estão associadas ao excesso de conteúdos aulas demasiadamente teóricas, memorização de fórmulas e desmotivação por parte dos alunos e professores. Mesmo sabendo que existem tantas ferramentas inovadoras da qual podemos utilizar na área da educação, o professor ainda se depara com dificuldades em sala de aula. Baseado nas dificuldades enfrentadas e na necessidade de vencer esses obstáculos no processo de ensino e aprendizagem é que estão sendo realizadas pesquisas com o objetivo de potencializar o ensino da química. Dentre todas as formas de ensino as quais podemos fazer uso para alcançar os alunos, podemos destacar como uma das mais eficazes, as metodologias contextualizadas, fazendo uso de meios que despertem a curiosidade e a motivação no aluno. Este referido artigo tem como objetivo citar e falar sobre as metodologias contextualizadas com o uso de diversas ferramentas que fazem parte do cotidiano do aluno, e as quais trouxeram resultados significativos para o ensino de química. Por fim conclui-se que as dificuldades no ensino da química são visíveis, mas o processo de ensino e aprendizagem é algo que se inova no decorrer dos tempos para vencer essas dificuldades que os educandos enfrentam. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 372 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Química | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias | pt_BR |
| Título: dc.title | Metodologias Contextualizadas para Facilitar o Aprendizado da Química no Ensino Médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons