A ARTE NO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI), CAMINHO INCLUSIVO E DE EMANCIPAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DE HEIDEGGER A PAULO FREIRE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, Jacqueline de Faria Barros-
Autor(es): dc.contributor.authorMORENO, Izabelle-
Autor(es): dc.contributor.authorBON, Cristiane-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Mariana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-23T23:31:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-23T23:31:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-10-
identificador: dc.identifier.otherTexto Arte no PEIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131977-
Resumo: dc.description.abstractA proposta prevê uma pesquisa acerca da formação do professor do Ensino Básico pela perspectiva da inclusão, recorrendo à Arte sob os vieses heideggeriano e freiriano, como possibilidade de atuação/discussão do fazer docente diário. Pela fenomenologia, observamos como a sensibilidade estética, mediada pela Arte, promove o reconhecimento das singularidades. Os procedimentos ancoram a proposta na Pedagogia da Diferença e na Filosofia da Deficiência, apontando o Plano Educacional Individualizado (PEI) como instrumento que capta a existência sensível do estudante com deficiência/neurodivergência. O objetivo é apresentá-lo como instrumento capaz de orientar práticas docentes, éticas e emancipatórias, diante das diferenças múltiplas e interseccionais desses sujeitos. Os resultados serão divulgados nas proposições concebidas e experimentadas, a partir deste texto, e no repositório https://projetogalileugalilei.wordpress.com/, como produto educapes, numa iniciativa do Grupo de Estudos “Diálogos transdisciplinares: para que filosofar?”, constituído pelas pesquisadoras-autoras do artigo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1- Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subject2- PEIpt_BR
Palavras-chave: dc.subject3- Pedagogia da diferençapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da Deficiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subject5 - Infânciaspt_BR
Título: dc.titleA ARTE NO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI), CAMINHO INCLUSIVO E DE EMANCIPAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DE HEIDEGGER A PAULO FREIREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineBiologia do Saberpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons