
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFF | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, Jacqueline de Faria Barros | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MORENO, Izabelle | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BON, Cristiane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fonseca, Mariana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-23T23:31:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-23T23:31:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Texto Arte no PEI | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131977 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A proposta prevê uma pesquisa acerca da formação do professor do Ensino Básico pela perspectiva da inclusão, recorrendo à Arte sob os vieses heideggeriano e freiriano, como possibilidade de atuação/discussão do fazer docente diário. Pela fenomenologia, observamos como a sensibilidade estética, mediada pela Arte, promove o reconhecimento das singularidades. Os procedimentos ancoram a proposta na Pedagogia da Diferença e na Filosofia da Deficiência, apontando o Plano Educacional Individualizado (PEI) como instrumento que capta a existência sensível do estudante com deficiência/neurodivergência. O objetivo é apresentá-lo como instrumento capaz de orientar práticas docentes, éticas e emancipatórias, diante das diferenças múltiplas e interseccionais desses sujeitos. Os resultados serão divulgados nas proposições concebidas e experimentadas, a partir deste texto, e no repositório https://projetogalileugalilei.wordpress.com/, como produto educapes, numa iniciativa do Grupo de Estudos “Diálogos transdisciplinares: para que filosofar?”, constituído pelas pesquisadoras-autoras do artigo. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | 1- Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | 2- PEI | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | 3- Pedagogia da diferença | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da Deficiência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | 5 - Infâncias | pt_BR |
| Título: dc.title | A ARTE NO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI), CAMINHO INCLUSIVO E DE EMANCIPAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DE HEIDEGGER A PAULO FREIRE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia do Saber | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TEXTO_Arte no PEI.pdf | 174.04 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131977/2/TEXTO_Arte no PEI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons