OFICINA: ESTRATÉGIA PARA O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM GEOMETRIA PLANA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Elvis Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorNagamine, André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-23T22:18:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-23T22:18:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-06-
identificador: dc.identifier.otherPE_Oficina_Elvis_Andrept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131976-
Resumo: dc.description.abstractA retomada de conteúdos no Ensino Médio, principalmente de Geometria Euclidiana Plana, constitui uma estratégia pedagógica essencial para a superação de dificuldades de aprendizagem identificadas entre os estudantes em Geometria. No entanto, para que essa retomada produza efeitos mais significativos, faz-se necessária a adoção de abordagens diferenciadas, que envolvam metodologias ativas e, preferencialmente, a incorporação de recursos tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA). Neste contexto, foi proposta uma atividade de revisão de conteúdos que se apoia no uso da IA como instrumento pedagógico inovador. A ferramenta escolhida para essa finalidade foi o NotebookLM, desenvolvida pela empresa Google, cuja funcionalidade está voltada para o aprimoramento do processo de estudo por meio da organização de conteúdos em ambientes virtuais. Essa escolha se justifica por suas características voltadas à facilitação da aprendizagem e ao estímulo da autonomia do estudante. Com base em um planejamento pedagógico elaborado cuidadosamente, considerando-se as demandas cognitivas específicas da turma, foi desenvolvida uma lista de questões contextualizadas, estruturadas com o objetivo de estimular o raciocínio lógico-matemático por meio da resolução de problemas. A proposta metodológica articulou os princípios das metodologias ativas com o potencial da IA, formando uma combinação capaz de ampliar o engajamento e a compreensão dos conteúdos abordados.Os resultados observados durante a aplicação da oficina indicaram a efetividade dessa junção metodológica, sendo comprovados pelas opiniões dos próprios estudantes. A utilização da IA como uma importante ferramenta do processo de ensino-aprendizagem demonstrou-se promissora, tanto no que se refere ao apoio à resolução de problemas quanto ao estímulo da participação ativa de grande parte dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent413KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProposta Metodológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNotebookLMpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOficina de Geometriapt_BR
Título: dc.titleOFICINA: ESTRATÉGIA PARA O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM GEOMETRIA PLANApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons