
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Elvis Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nagamine, André | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-23T22:18:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-23T22:18:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PE_Oficina_Elvis_Andre | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131976 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A retomada de conteúdos no Ensino Médio, principalmente de Geometria Euclidiana Plana, constitui uma estratégia pedagógica essencial para a superação de dificuldades de aprendizagem identificadas entre os estudantes em Geometria. No entanto, para que essa retomada produza efeitos mais significativos, faz-se necessária a adoção de abordagens diferenciadas, que envolvam metodologias ativas e, preferencialmente, a incorporação de recursos tecnológicos, como a Inteligência Artificial (IA). Neste contexto, foi proposta uma atividade de revisão de conteúdos que se apoia no uso da IA como instrumento pedagógico inovador. A ferramenta escolhida para essa finalidade foi o NotebookLM, desenvolvida pela empresa Google, cuja funcionalidade está voltada para o aprimoramento do processo de estudo por meio da organização de conteúdos em ambientes virtuais. Essa escolha se justifica por suas características voltadas à facilitação da aprendizagem e ao estímulo da autonomia do estudante. Com base em um planejamento pedagógico elaborado cuidadosamente, considerando-se as demandas cognitivas específicas da turma, foi desenvolvida uma lista de questões contextualizadas, estruturadas com o objetivo de estimular o raciocínio lógico-matemático por meio da resolução de problemas. A proposta metodológica articulou os princípios das metodologias ativas com o potencial da IA, formando uma combinação capaz de ampliar o engajamento e a compreensão dos conteúdos abordados.Os resultados observados durante a aplicação da oficina indicaram a efetividade dessa junção metodológica, sendo comprovados pelas opiniões dos próprios estudantes. A utilização da IA como uma importante ferramenta do processo de ensino-aprendizagem demonstrou-se promissora, tanto no que se refere ao apoio à resolução de problemas quanto ao estímulo da participação ativa de grande parte dos estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 413KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Proposta Metodológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | NotebookLM | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Oficina de Geometria | pt_BR |
| Título: dc.title | OFICINA: ESTRATÉGIA PARA O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM GEOMETRIA PLANA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFMAT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PE_Elvis_versao_final.pdf | 412,54 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131976/2/PE_Elvis_versao_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons