DIÁLOGOS: Modelagem e Geometria no 9º ano do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPA - Campus de Bragançapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Luiz Aley Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorRozal, Edilene Farias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-23T13:14:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-23T13:14:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-30-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA: DIÁLOGOS: Modelagem e Geometria no 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131971-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração da sequência didática parte da prática realizada e tem como objetivo planejar o ensino de Geometria com práticas concretas, sobretudo quando se pretende inserir a Modelagem Matemática no processo formativo. A seguir, descreve-se cada etapa de forma separada, onde estão detalhados os objetivos, conteúdos abordados, atividades, recursos e orientações. Assim, na primeira parte, intitulada Apresentação e Contextualização, há a proposta de despertar o interesse dos alunos para a temática do estudo da Geometria e da Modelagem. Esta etapa explora o questionamento inicial de como determinar alturas de objetos sem medi-los diretamente, buscando relacionar conhecimentos prévios dos estudantes com situações do cotidiano, tais como postes, edifícios e outras estruturas. O professor desempenha o papel de instigador, formulando perguntas abertas e evitando julgar as hipóteses apresentadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent322 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleDIÁLOGOS: Modelagem e Geometria no 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMAT - UFPA - Bragançapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons