MAPAS CONCEITUAIS DE ANATOMIA HUMANA MATERIAL DIDÁTICO AUXILIAR PARA ESPLACNOLOGIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAnjos-Ramos, Luana-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Isadora Milleny Robeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorVitorino, Julia Barbara Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-22T16:39:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-22T16:39:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherMapas Conceituais de Anatomia Humana vol IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131955-
Resumo: dc.description.abstractA esplacnologia é uma subarea da anatomia humana que estuda o órgãos e vísceras de cabeça, pescoço, tórax e cavidade abdominopélvica. Aqui a esplancnologia é organizada em mapas conceituais dos diferentes sistemas. Os discentes têm seu primeiro contato com a anatomia logo nos primeiros anos de graduação na área da saúde. Por apresentar uma gama de conteúdos e uma carga horária extensa, entende-se que a metodologia tradicional não é tão eficaz, então é necessário explorar ferramentas que auxiliem os estudantes durante o processo de aprendizado. A metodologia tradicional tem seu foco no professor, nela o aluno é apenas o componente passivo do ensino-aprendizado, isso dificulta a compreensão e retenção de informações, além de não instigar o senso crítico dos discentes. Pensa-se então em metodologias ativas, que tem seu foco no aluno, tornando-o componente ativo do processo de ensino-aprendizado. Um exemplo de metodologia ativa são os Mapas Conceituais (MCs), eles consistem em representações gráficas do conteúdo, que são organizadas de forma hierárquica e ligadas por conectivos e/ou frases de ligação. Os MCs mostram-se úteis para a síntese, construção e transmissão de conteúdo mesmo quando ofertados prontos, uma vez que é possível delimitar o conteúdo e atuar como material de revisão/ auxílio. Baseado nisso, objetiva-se, neste trabalho, produzir MCs como material complementar para o estudo de AS. Inicialmente separou-se os conteúdos mais relevantes de AS, sob orientação de uma especialista na área, utilizando livros teóricos e artigos dos últimos 15 anos. Para a produção dos MCs, utilizou-se o software CmapTools®, nele foi possível representar graficamente e hierarquicamente o conteúdo em questão. Ao fim, obteve-se 22 MCs que, apesar de abranger conteúdos extensos, ficaram concisos e de fácil compreensão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeEPUBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnatomia Humanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMapas conceituaispt_BR
Título: dc.titleMAPAS CONCEITUAIS DE ANATOMIA HUMANA MATERIAL DIDÁTICO AUXILIAR PARA ESPLACNOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseBiomedicinapt_BR
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