MAPAS CONCEITUAIS DE ANATOMIA HUMANA- MATERIAL DIDÁTICO AUXILIAR PARA O ESTUDO DO APARELHO LOCOMOTOR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAnjos-Ramos, Luana-
Autor(es): dc.contributor.authorVitorino, Julia Barbara Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Isadora Milleny Robeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-22T16:34:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-22T16:34:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherMC para Locomotorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131954-
Resumo: dc.description.abstractA Anatomia Humana (AH) é a ciência que estuda macro e microscopicamente o corpo humano. O aparelho locomotor (AL) é composto por três sistemas: o sistema esquelético, articular e muscular. Possui um conteúdo acadêmico extenso e de difícil assimilação, sendo geralmente exposto no primeiro período da graduação. Trata-se de uma disciplina essencial para os discentes da área da saúde e que serve como base para as disciplinas seguintes. Tradicionalmente, o ensino se concentra no professor, que detém o conteúdo, e cabe aos alunos apenas a função de reproduzi-lo, sem aprender de forma eficaz. Assim, novas metodologias ativas de ensino vêm sendo utilizadas, com o intuito de tornar o processo de ensino-aprendizado uma via de mão dupla. O Mapa Conceitual é uma metodologia ativa, que organiza os principais conceitos de determinado assunto, de uma forma gráfica, auxiliando no aprendizado a longo prazo. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é estudar e produzir mapas conceituais (MCs) como ferramenta complementar no ensino-aprendizado do AL. Foi feito o levantamento de todo o conteúdo que abrange o AL, nos livros didáticos da disciplina e em artigos científicos para aprofundamento. Após sintetizar o conteúdo, os mapas conceituais foram elaborados pelo software CmapTools®, de forma padronizada, e as cores foram escolhidas sem critério específico. Como resultado, foram elaborados treze MCs que apresentam uma visão geral dos principais conceitos do AL. Os MCs têm se mostrado de fato uma ferramenta para integrar o ensino de anatomia, com o curto espaço de tempo para ministrar as aulas, uma vez que os mesmos podem ser disponibilizados prontos. Sendo assim, o material produzido por esse trabalho deve ser organizado e disponibilizado à comunidade acadêmica e profissionais da área da saúde como material didático complementar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeEPUBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnatomia Humanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMapas conceituaispt_BR
Título: dc.titleMAPAS CONCEITUAIS DE ANATOMIA HUMANA- MATERIAL DIDÁTICO AUXILIAR PARA O ESTUDO DO APARELHO LOCOMOTORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseBiomedicinapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais