O efeito da aliança escola-família-equipe multiprofissional na alfabetização de crianças com TDAH: desenvolvimento e avaliação de um protocolo de intervenção pedagógica colaborativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorBruno, Sonia Braga da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-22T14:15:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-22T14:15:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-22-
identificador: dc.identifier.otherartigopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131952-
Resumo: dc.description.abstractO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) impõe desafios complexos ao processo de alfabetização, frequentemente associados a déficits nas Funções Executivas (FEs), como atenção sustentada e memória de trabalho. A literatura educacional tem priorizado estratégias isoladas em sala de aula, negligenciando a necessária abordagem sistêmica envolvendo família e equipe multiprofissional. Este artigo de pesquisa bibliográfica aborda essa lacuna, propondo e fundamentando teoricamente o Protocolo de Intervenção Colaborativa (PIC), um modelo de intervenção multissetorial desenhado para alinhar e potencializar as ações pedagógicas e terapêuticas entre escola, família e profissionais de saúde/educação, em conformidade com a Lei nº 14.254/2021. Por meio de uma revisão crítica da literatura sobre TDAH, FEs, neurociência da aprendizagem e modelos de corresponsabilidade, demonstramos que a coerência estratégica entre os microssistemas (escola e família), mediada por um protocolo de comunicação estruturado, é o fator mediador para a generalização dos ganhos de alfabetização e a modulação comportamental. Conclui-se que a alfabetização de crianças com TDAH é mais eficazmente mediada por uma corresponsabilidade educativa, e o PIC se estabelece como um modelo conceitual robusto e replicável para a implementação de políticas de acompanhamento integral, fornecendo as diretrizes que a legislação brasileira exige.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent78kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTDAH; Alfabetização; Educação Inclusiva; Colaboração Escola-Família; Protocolo de Intervenção.pt_BR
Título: dc.titleO efeito da aliança escola-família-equipe multiprofissional na alfabetização de crianças com TDAH: desenvolvimento e avaliação de um protocolo de intervenção pedagógica colaborativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons