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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Bruno, Sonia Braga da Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-22T14:15:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-22T14:15:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | artigo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131952 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) impõe desafios complexos ao processo de alfabetização, frequentemente associados a déficits nas Funções Executivas (FEs), como atenção sustentada e memória de trabalho. A literatura educacional tem priorizado estratégias isoladas em sala de aula, negligenciando a necessária abordagem sistêmica envolvendo família e equipe multiprofissional. Este artigo de pesquisa bibliográfica aborda essa lacuna, propondo e fundamentando teoricamente o Protocolo de Intervenção Colaborativa (PIC), um modelo de intervenção multissetorial desenhado para alinhar e potencializar as ações pedagógicas e terapêuticas entre escola, família e profissionais de saúde/educação, em conformidade com a Lei nº 14.254/2021. Por meio de uma revisão crítica da literatura sobre TDAH, FEs, neurociência da aprendizagem e modelos de corresponsabilidade, demonstramos que a coerência estratégica entre os microssistemas (escola e família), mediada por um protocolo de comunicação estruturado, é o fator mediador para a generalização dos ganhos de alfabetização e a modulação comportamental. Conclui-se que a alfabetização de crianças com TDAH é mais eficazmente mediada por uma corresponsabilidade educativa, e o PIC se estabelece como um modelo conceitual robusto e replicável para a implementação de políticas de acompanhamento integral, fornecendo as diretrizes que a legislação brasileira exige. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 78k | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | TDAH; Alfabetização; Educação Inclusiva; Colaboração Escola-Família; Protocolo de Intervenção. | pt_BR |
| Título: dc.title | O efeito da aliança escola-família-equipe multiprofissional na alfabetização de crianças com TDAH: desenvolvimento e avaliação de um protocolo de intervenção pedagógica colaborativa | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
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| 0000000000000000000000000000000000.pdf | 217,39 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131952/2/0000000000000000000000000000000000.pdfDownload |
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