
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, Thaiane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vianna, José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-22T17:50:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-22T17:50:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/watch?v=oxZMG_WZygA&t=589s | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131939 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional (PE), resultante da presente dissertação e intitulado "Praxiologia Motriz: um olhar integrador sobre a Educação Emocional", consiste em uma videoaula elaborada como ferramenta de apoio à formação docente. O material foi desenvolvido com o objetivo de oferecer um recurso pedagógico que articule os subsídios teóricos da PM à prática da Educação Emocional. O foco do presente PE baseia-se na valorização e compreensão das expressões emocionais no contexto da Praxiologia Motriz (PM), visando a uma atuação mais reflexiva e qualificada de futuros(as) professores(as) e de professores(as) que atuam na Educação Básica e/ou em PIS, partindo do pressuposto de que a formação continuada é um ciclo essencial e infindável para a qualificação profissional (Coelho; Almeida, 2020). Dessa forma, busca-se fomentar o interesse pela formação continuada, bem como facilitar o acesso ao conhecimento e o aprimoramento da prática pedagógica. Para atingir tal propósito, a videoaula estrutura-se na progressão pedagógica entre exposições teóricas e a demonstração de exemplos práticos. Busca-se, com isso, não apenas apresentar os fundamentos básicos da PM, mas também estimular a reflexão sobre a importância das emoções no contexto da prática motriz. Desse modo, o material disponibiliza exemplos de tarefas e situações motrizes que podem servir como referência para que os(as) educadores(as) desenvolvam suas próprias atividades, adaptadas às realidades dos(as) educandos(as) em seus contextos pedagógicos. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação emocional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Praxiologia Motriz | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos tradicionais | pt_BR |
| Título: dc.title | Praxiologia Motriz: um olhar integrador sobre a Educação Emocional | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPGEB | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Física | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Vídeos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons