SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE JOGOS TRADICIONAIS, AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiro UERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Stefany-
Autor(es): dc.contributor.authorVianna, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-22T17:33:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-22T17:33:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Stefany ok201025pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131938-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional tem como objetivo servir de material de apoio ao ensino dos Jogos Tradicionais, Afro-brasileiros e Indígenas nas aulas de Educação Física, abordando aspectos históricos, didáticos-pedagógicos, culturais e emocionais. Sua construção está diretamente vinculada à dissertação de mestrado intitulada: Praxiologia Motriz: Análises das Expressões das Emoções dos Participantes em Jogos Tradicionais, Afro-brasileiros e Indígenas, desenvolvida por Stefany Santana Terra Ribeiro Gomes, sob orientação do Professor Doutor José Antonio Vianna. A pesquisa teve como objetivo analisar as expressões das emoções dos participantes em jogos tradicionais, afro-brasileiros e indígenas. Além de valorizar a cultura corporal como ferramenta para a educação emocional. O estudo foi realizado com turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da zona oeste do Rio de Janeiro, e teve como propósito contribuir para práticas educativas mais significativas e culturalmente direcionadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent298kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação emocionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos tradicionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos indígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos afro-brasileirospt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE JOGOS TRADICIONAIS, AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PRAXIOLOGIA MOTRIZpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons