Redasom

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Minas Gerais - IFMGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Melina Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorXavier, Gláucia do Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-22T17:10:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-22T17:10:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=GRnrPQW2CqM&list=PLcpBUIf1-3qnthnXGuHrVjfdz6PaTLG9N-
identificador: dc.identifier.otherREDASOMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131936-
Resumo: dc.description.abstractO Podcast RedaSom é um produto educacional desenvolvido no âmbito da pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), intitulada “Redação do Enem para alunos cegos: possibilidades na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. É composto por três episódios, divididos em cortes, que, de forma geral, abordam a inclusão de alunos cegos e com baixa visão no processo de aprendizagem da redação do Enem, dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O podcast tem como objetivo principal tornar o ensino da redação mais acessível, promovendo reflexões, trocas de experiências e orientações práticas sobre a produção do texto dissertativo-argumentativo exigido no exame. No primeiro episódio, ocorre um bate-papo com os professores Adilson Ribeiro de Oliveira e Marcos Cristhyam de Jesus Pereira da Cruz Rodrigues, autores do livro “Redação do Enem: o que é? E como se faz?”, que discutem aspectos fundamentais sobre a estrutura e as competências da redação. O segundo episódio apresenta uma entrevista com a professora Carma Maria Vicente, coordenadora do NAPNEE de um Instituto Federal, que compartilha experiências e reflexões sobre o papel do núcleo na promoção da inclusão educacional. Por fim, o terceiro episódio traz os relatos inspiradores de Adrielly Clara Enriques Dias, aluna que obteve nota mil na redação do Enem, e de Douglas Ricardo, discente cego que realizou a prova, destacando desafios, superações e perspectivas sobre acessibilidade no exame. De maneira geral, o RedaSom propõe-se a ampliar o debate sobre práticas inclusivas na EPT, fortalecendo o diálogo entre professores, alunos e a comunidade escolar na busca por uma educação mais equitativa e acessível.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePodcastpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRedação do Enempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiscentes cegos e discentes com baixa visãopt_BR
Título: dc.titleRedasompt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Áudios

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons