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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, Adriano Rafael Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-22T10:10:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-22T10:10:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ROMPENDO O SILÊNCIO ENSURDECEDOR DOS DIREITOS HUMANOS: DECOLONIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA PARA ECOAR MEMÓRIAS SILENCIADAS EM DIREITOS HUMANOS | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131932 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, está vinculada à linha de Pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”. O tema proposto relaciona direitos humanos, história e ensino de história em que, após análises, constata-se a construção colonizadora na abordagem histórica no que concerne aos direitos humanos, refletindo, no ensino de história, a defesa de uma memória branca, europeia, masculina e heterossexual para educar em direitos humanos. Diante da constatação, o problema de investigação é: como o ensino de história orientado por uma abordagem histórica decolonial, subvertendo a lógica colonizadora, dialogando com saberes que apresentam outros/as caminhos epistêmicos, ao incluir as memórias silenciadas, trajetórias e existências desumanizadas e apagadas, oportuniza uma educação em direitos humanos voltada à realidade de jovens negros e negras de escolas públicas? Enquanto referencial teórico, utilizo as seguintes categorias norteadoras: colonialidade e racialização de corpos (Quijano, 2005, 2009); colonialidade do poder, ser e saber (Torres, 2009, 2018); representação (Chartier, 2002); representação racial (Hall, 2016); colonialidade de gênero (Lugones, 2011); interculturalidade crítica (Walsh, 2013); interseccionalidade (Davis, 2016); sexismo e racismo (Gonzalez, 2018); representificação do passado (Catroga, 2018); memória (Halbwachs, 1990); o papel do professor, na prática do ensino de história (Zavala, 2023); interculturalidade em direitos humanos (Candau, 2008). A metodologia é a pesquisa narrativa, sendo, num primeiro momento, a autobiografização (Passeggi, 2011), narrando a vida pregressa do professor, refletindo sobre a história de vida (Passeggi, 2021). Em seguida, para a construção da solução mediadora de aprendizagem, produziu-se um caderno de educação em direitos humanos, após escuta dos/das docentes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia (CEEBC), utilizando a heterobiografização (Passeggi, 2021). Os resultados das entrevistas contribuíram para a construção de memórias, abordagens e marcos históricos a partir do olhar daqueles/as subalternizados pela colonialidade, ecoando vozes silenciadas para educar em direitos humanos no ensino de história | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,2 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; história; educação em direitos humanos; memória; decolonialidade. | pt_BR |
| Título: dc.title | ROMPENDO O SILÊNCIO ENSURDECEDOR DOS DIREITOS HUMANOS: DECOLONIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA PARA ECOAR MEMÓRIAS SILENCIADAS EM DIREITOS HUMANOS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação - Adriano Bezerra - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 3,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131932/2/Dissertação - Adriano Bezerra - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
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