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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Uniesmero | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Talita Medeiros Mendes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Wagner Soares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-22T03:25:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-22T03:25:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-22 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Práticas Agroecológicas e Ensino de Matemática | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131931 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Recebi com grande entusiasmo o convite para escrever este prefácio, que representa um momento importante na trajetória da Talita e de seu orientador, Francisco Wagner. É uma honra poder acompanhar o desenvolvimento de um estudo relevante, que envolve áreas diversas e que se conectam de forma brilhante nesta pesquisa, iniciada ainda na graduação, mas que retrata uma realidade de décadas, ou mesmo de séculos atrás. O livro “Práticas Agroecológicas e Ensino de Matemática” nos convida a repensar o ensino de matemática a partir de um olhar mais humano, considerando temas relevantes para um grupo cultural muitas vezes invisibilizado. Talita e Francisco trazem a Agroecologia no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de maneira sensível e bem fundamentada, destacando sua relação com a educação matemática por meio de abordagens que vêm ganhando espaço nas pesquisas, ao proporem a conexão entre os saberes e fazeres dos estudantes e os conhecimentos escolares e acadêmicos. Para os autores, o Programa Etnomatemática permite compreender os distintos modos de produzir matemática nos diversos grupos culturais, possibilitando uma ação pedagógica decolonial e respeitosa às diferenças culturais. Nesse sentido, é apresentado o contexto social no qual a investigação se realiza: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o acampamento Zé Maria do Tomé, no Ceará. Cabe destacar que esse acampamento surgiu a partir das lutas do MST e hoje desenvolve práticas agroecológicas ricas em conhecimentos e experiências matemáticas. A agroecologia está bem articulada ao referencial teórico, ao valorizar os saberes e fazeres tradicionais dos agricultores que vivem nos acampamentos. Ainda com o propósito de reconhecer esses conhecimentos no ambiente escolar, os autores conectam essa temática com a Educação do Campo, modalidade de ensino que mantém uma relação estreita com o MST e com os objetivos da pesquisa aqui apresentada. Diante de tudo o que será explorado neste livro, percebo que as possibilidades de pensar o ensino de matemática sob uma perspectiva etnomatemática estão apenas começando, dada a riqueza de saberes e fazeres que se manifesta do início ao fim da investigação. Além disso, ao refletirem sobre as possibilidades de inclusão em sala de aula, os autores contribuem de maneira significativa para a valorização do grupo cultural estudado, ao proporem a incorporação dos conhecimentos locais nas atividades escolares cotidianas, de forma respeitosa e significativa. Enfim, este livro tem grande importância para a consolidação dos objetivos da pesquisa apresentada e pode servir como ponto de partida para o desenvolvimento de ações pedagógicas fundamentadas na Etnomatemática, alinhadas à realidade dos sujeitos envolvidos. Desejo que esta obra inspire novas produções no Ceará, no Nordeste e em todos os cantos do mundo. - Excelente leitura a todos. - Luciano de Santana Rodrigues | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8611 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Acampamento Zé Maria do Tomé | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Título: dc.title | Práticas Agroecológicas e Ensino de Matemática | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Práticas Agroecológicas e Ensino de Matemática.pdf | 8,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131931/2/Práticas Agroecológicas e Ensino de Matemática.pdfDownload |
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