
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro Meireles Soares Magalhães, Vanessa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Melo Moreno, Ana Lúcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-21T23:16:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-21T23:16:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1558 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131928 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A etapa da Educação Infantil é crucial para o desenvolvimento psíquico, motor e cognitivo das crianças, e desempenha um papel fundamental na formação das bases para a alfabetização e a aprendizagem ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância da observação e das práticas pedagógicas inclusivas nos primeiros anos letivos, especialmente em relação ao desenvolvimento cognitivo e ao processo de produção de palavras. A justificativa para esta investigação reside na necessidade de um entendimento mais aprofundado das estratégias educacionais que atendem às necessidades de crianças com autismo, considerando a complexidade e a diversidade dos sintomas, como dificuldades na afetividade, linguagem e socialização. A metodologia adotada para este estudo incluiu uma revisão bibliográfica sobre práticas de educação inclusiva e métodos de ensino lúdico aplicados a crianças autistas. Foram analisados artigos acadêmicos, estudos de caso e relatórios pedagógicos que abordam o impacto da ludicidade e do letramento na educação inclusiva. Os resultados indicam que a implementação de abordagens lúdicas e personalizadas na educação infantil não só favorecem a inclusão de crianças autistas, mas também promovem um ambiente de aprendizagem mais eficaz e adaptado às suas necessidades individuais. A observação atenta e a adaptação das estratégias pedagógicas são essenciais para apoiar o desenvolvimento cognitivo e a produção de palavras, garantindo que todas as crianças, independentemente de suas condições, possam alcançar seu potencial máximo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 563 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças Autistas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de Ensino | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação Inclusiva: A Ludicidade e o Letramento com Crianças Autistas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons