Educação Inclusiva: A Ludicidade e o Letramento com Crianças Autistas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro Meireles Soares Magalhães, Vanessa-
Autor(es): dc.contributor.authorMelo Moreno, Ana Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-21T23:16:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-21T23:16:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1558-
identificador: dc.identifier.otherEducação Inclusivapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131928-
Resumo: dc.description.abstractA etapa da Educação Infantil é crucial para o desenvolvimento psíquico, motor e cognitivo das crianças, e desempenha um papel fundamental na formação das bases para a alfabetização e a aprendizagem ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância da observação e das práticas pedagógicas inclusivas nos primeiros anos letivos, especialmente em relação ao desenvolvimento cognitivo e ao processo de produção de palavras. A justificativa para esta investigação reside na necessidade de um entendimento mais aprofundado das estratégias educacionais que atendem às necessidades de crianças com autismo, considerando a complexidade e a diversidade dos sintomas, como dificuldades na afetividade, linguagem e socialização. A metodologia adotada para este estudo incluiu uma revisão bibliográfica sobre práticas de educação inclusiva e métodos de ensino lúdico aplicados a crianças autistas. Foram analisados artigos acadêmicos, estudos de caso e relatórios pedagógicos que abordam o impacto da ludicidade e do letramento na educação inclusiva. Os resultados indicam que a implementação de abordagens lúdicas e personalizadas na educação infantil não só favorecem a inclusão de crianças autistas, mas também promovem um ambiente de aprendizagem mais eficaz e adaptado às suas necessidades individuais. A observação atenta e a adaptação das estratégias pedagógicas são essenciais para apoiar o desenvolvimento cognitivo e a produção de palavras, garantindo que todas as crianças, independentemente de suas condições, possam alcançar seu potencial máximo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent563 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCrianças Autistaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLudicidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de Ensinopt_BR
Título: dc.titleEducação Inclusiva: A Ludicidade e o Letramento com Crianças Autistaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons