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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Liliane Maria Vieira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Catão, Vinicius | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-21T19:52:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-21T19:52:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Liliane | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131904 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A formação educacional da Pessoa com Deficiência perpassa por uma trajetória que revela a adoção de práticas pedagógicas e de reabilitação, com base nas singularidades de cada pessoa. No entanto, os aspectos inclusivos têm sido incorporados à educação das pessoas cegas, considerando que se verifica um aumento desses estudantes nas escolas regulares. Isso leva a alterações nas metodologias de ensino, buscando contemplar as demandas educacionais de maneira justa e equânime. Assim, esta pesquisa apresenta uma proposta didática para o ensino de Química voltado a estudantes cegos, centrando-se na aprendizagem do conteúdo de Soluções Químicas. O objetivo foi apresentar uma proposta didática para o ensino de Química a estudantes cegos, com abordagem multissensorial. Buscou-se, para tanto, explorar os sentidos remanescentes do estudante para desenvolver conceitos científicos e avaliar as contribuições da intervenção. Em termos metodológicos, temos uma abordagem qualitativa, com uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, que permitiu análises detalhadas das interações entre o estudante e os recursos inclusivos. Além disso, os métodos adotados evidenciam o caráter de um estudo de caso. Dessa forma, fizemos uma sequência didática adaptada para um estudante cego congênito no Ensino Médio, com recursos multissensoriais, tal como modelos táteis, sensações palatáveis e materiais em Braille. Durante a intervenção foram explorados conceitos relativos à concentração, soluto, solvente, além da distinção entre sistemas homogêneos e heterogêneos com exemplos contextuais. A pesquisa contou com a participação ativa do estudante, cuja interação com os recursos revelou avanços na compreensão conceitual. Além disso, destacamos a importância da apostila em Braille como recurso educacional para desenvolver uma aprendizagem adaptada e autônoma. Os resultados demonstraram que as práticas pedagógicas inclusivas instituídas nas aulas foram capazes de superar barreiras comunicacionais e educacionais, promovendo a equidade e a participação efetiva do estudante cego nas aulas de Química. Dessa forma, concluímos que a inclusão demanda de um planejamento pedagógico criterioso e a criação de recursos adaptados, que atendam as singularidades do estudante e favoreça a sua autonomia e protagonismo no processo de ensino e aprendizagem de uma Química que seja mais inclusiva. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 638,1 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Cegos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Soluções | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Exploração Multissensorial | pt_BR |
| Título: dc.title | Dissolvendo dúvidas: a química das soluções | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional Liliane.pdf | 623.13 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131904/2/Produto Educacional Liliane.pdfDownload |
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