
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Mônica Ribeiro de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ana Cláudia de Oliveira da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Brancher, Vantoir Roberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-21T13:41:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-21T13:41:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131884 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este guia tem como objetivo oferecer uma visão clara e prática sobre a política de verticalização do ensino proposto na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT). Essa política foi pensada a fim de proporcionar uma formação sólida e de qualidade para os discentes, tendo como foco a integração de diferentes níveis de ensino, desde a educação básica até a pós-graduação, dentro de uma mesma instituição. Contudo, pouco se discute acerca da atuação dos docentes dos Institutos Federais frente a essa realidade, os desafios impostos e as adaptações necessárias na sua prática pedagógica. Ao longo do material, discutem-se os fundamentos da verticalização, suas implicações para a organização curricular e para a jornada de trabalho dos professores. O guia destina-se a professores da EBTT, gestores educacionais, pesquisadores e demais membros da comunidade acadêmica interessados em compreender este modelo educacional e enfrentar os desafios da verticalização, promovendo práticas educativas mais eficazes no contexto dos Institutos Federais. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Verticalização do Ensino; Prática Docente na EBTT; Institutos Federais. | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensino Verticalizado na EBTT: Guia Instrucional Sobre Desafios e Práticas na Docência Integrada | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Ebook Ensino Verticalizado na EBTT (2).pdf | 28.79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131884/2/Ebook Ensino Verticalizado na EBTT (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons