Inovação Pedagógica e Eficácia no Ensino de Matemática: Uma Análise da Pesquisa- Ação na Integração do Computador no Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Conceição Silva, Marcos Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-21T13:14:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-21T13:14:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1530-
identificador: dc.identifier.otherEnsino/Aprendizagem da Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131882-
Resumo: dc.description.abstractEsta tese de Doutorado aborda a Prática Docente para o uso do computador no processo ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental.1 A pesquisa buscou analisar a discrepância entre o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a frequência real de sua utilização nas aulas de Matemática do Ano, na Escola Estadual Cecília de Godoy Camargo Jornalista, em Campinas/SP.1 A metodologia empregada foi de enfoque misto (Quali-Quantitativo), de nível exploratório descritivo, operacionalizada através da modalidade de Pesquisa-Ação.1 A fase diagnóstica, que envolveu 4 professores de Matemática, 2 coordenadores pedagógicos e 28 alunos do Ano, revelou que, apesar de 100% dos professores e alunos reconhecerem o valor da ferramenta e a existência do Laboratório de Informática, 45% dos professores reportaram a não utilização do recurso e 96% dos alunos confirmaram não ter contato com o computador nas aulas de Matemática.1 As principais barreiras identificadas foram o despreparo docente para a utilização pedagógica (50%) e as falhas técnico-operacionais relacionadas à insuficiência ou inadequação de equipamentos e suporte.1 O achado central da tese, resultante da fase de intervenção (formação continuada seguida de aulas práticas), demonstrou que a utilização dos computadores dinamiza o processo de ensino, promovendo uma aprendizagem mais rápida e sólida do conteúdo.1 Conclui-se que o computador é uma viabilidade possível para a qualidade do ensino de Matemática, desde que haja formação docente sistematizada e um ambiente operacional funcional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent719 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino/Aprendizagem da Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUso do Computadorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrárica Docentept_BR
Título: dc.titleInovação Pedagógica e Eficácia no Ensino de Matemática: Uma Análise da Pesquisa- Ação na Integração do Computador no Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons