
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cogo, Gislaine Carvalho | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Brittes, Letícia Ramalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T18:34:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T18:34:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-30 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131869 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional desenvolvido, intitulado “Dualidade Educacional em Debate: o impacto do sorteio no acesso à Educação Profissional e Tecnológica”, consiste em um folder informativo elaborado com o objetivo de provocar reflexão e subsidiar discussões institucionais sobre o uso do sorteio como forma de ingresso na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A proposta surgiu da análise dos dados socioeconômicos dos alunos ingressantes por sorteio no IFFar – Campus São Vicente do Sul, entre os anos de 2021 e 2022, que indicou semelhanças no perfil socioeconômico dos estudantes em relação aos processos seletivos anteriores. Esse resultado motivou a criação de um material que estimulasse debates sobre equidade, inclusão e justiça social no acesso à EPT. O folder concebido como material didático-reflexivo, com linguagem acessível e design simples, destinado a gestores, professores e técnicos administrativos em educação. Seu conteúdo apresenta os fundamentos teóricos e práticos da modalidade de ingresso por sorteio, seus potenciais e limitações, e propõe questões norteadoras para reflexão coletiva, tais como: o sorteio garante, por si só, a inclusão social?; Como articulá-lo a políticas afirmativas mais amplas?; De que forma o IFFar pode lidar com a diversidade socioeconômica em sala de aula? A validação do produto foi realizada com a participação de gestores, docentes e técnico-administrativos do campus, por meio de um questionário de avaliação. Os resultados demonstraram ampla aceitação e aprovação quanto à estética, clareza e relevância do conteúdo, além de comentários que destacaram a importância do material como instrumento de reflexão institucional sobre a democratização do acesso à EPT. Conclui-se que o folder atingiu plenamente seu objetivo, ao estimular o debate crítico sobre o ingresso por sorteio, fortalecendo a missão institucional do Instituto Federal Farroupilha de promover uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, comprometida com a equidade educacional e a justiça social. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica; Processo Seletivo; Sorteio; Equidade Educacional; Inclusão Social | pt_BR |
| Título: dc.title | Dualidade Educacional em Debate: O impacto do sorteio no acesso à Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FOLDER.pdf | 449.89 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131869/2/FOLDER.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons