Dualidade Educacional em Debate: O impacto do sorteio no acesso à Educação Profissional e Tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCogo, Gislaine Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorBrittes, Letícia Ramalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-20T18:34:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-20T18:34:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-30-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131869-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional desenvolvido, intitulado “Dualidade Educacional em Debate: o impacto do sorteio no acesso à Educação Profissional e Tecnológica”, consiste em um folder informativo elaborado com o objetivo de provocar reflexão e subsidiar discussões institucionais sobre o uso do sorteio como forma de ingresso na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A proposta surgiu da análise dos dados socioeconômicos dos alunos ingressantes por sorteio no IFFar – Campus São Vicente do Sul, entre os anos de 2021 e 2022, que indicou semelhanças no perfil socioeconômico dos estudantes em relação aos processos seletivos anteriores. Esse resultado motivou a criação de um material que estimulasse debates sobre equidade, inclusão e justiça social no acesso à EPT. O folder concebido como material didático-reflexivo, com linguagem acessível e design simples, destinado a gestores, professores e técnicos administrativos em educação. Seu conteúdo apresenta os fundamentos teóricos e práticos da modalidade de ingresso por sorteio, seus potenciais e limitações, e propõe questões norteadoras para reflexão coletiva, tais como: o sorteio garante, por si só, a inclusão social?; Como articulá-lo a políticas afirmativas mais amplas?; De que forma o IFFar pode lidar com a diversidade socioeconômica em sala de aula? A validação do produto foi realizada com a participação de gestores, docentes e técnico-administrativos do campus, por meio de um questionário de avaliação. Os resultados demonstraram ampla aceitação e aprovação quanto à estética, clareza e relevância do conteúdo, além de comentários que destacaram a importância do material como instrumento de reflexão institucional sobre a democratização do acesso à EPT. Conclui-se que o folder atingiu plenamente seu objetivo, ao estimular o debate crítico sobre o ingresso por sorteio, fortalecendo a missão institucional do Instituto Federal Farroupilha de promover uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, comprometida com a equidade educacional e a justiça social.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica; Processo Seletivo; Sorteio; Equidade Educacional; Inclusão Socialpt_BR
Título: dc.titleDualidade Educacional em Debate: O impacto do sorteio no acesso à Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
FOLDER.pdf449.89 kBAdobe PDF/bitstream/capes/1131869/2/FOLDER.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons