Gráficos táteis para o ensino inclusivo de física experimental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Gladiston-
Autor(es): dc.contributor.authorPinto Neto, Antonio-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Edson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-21T11:37:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-21T11:37:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-21-
identificador: dc.identifier.otherGráficos táteis para o ensino inclusivo de física experimentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131866-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book apresenta uma proposta inclusiva para o ensino de Física experimental voltada a estudantes com deficiência visual, desenvolvida no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da UFMA. O material aborda desde fundamentos básicos da análise gráfica — incluindo retas, escalas, plano cartesiano e construção de gráficos — até técnicas avançadas de ajuste de curvas para funções lineares, exponenciais e de potência, ilustradas por casos experimentais como dilatação linear, resfriamento de Newton e queda livre. A metodologia central consiste na transformação de informações visuais de gráficos em representações táteis por meio de grades termoformadas em acetato (linear, monolog e dilog) e chapas de offset marcadas em alto-relevo, permitindo que alunos cegos não apenas interpretem dados gráficos, mas também construam autonomamente seus próprios gráficos e realizem ajustes de curvas. O trabalho inclui orientações práticas detalhadas para confecção do material, planos de aula estruturados em três encontros, questionários de avaliação e atividades propostas, consolidando uma abordagem pedagógica acessível, contextualizada e promotora da autonomia estudantil no ensino de ciências naturais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,616 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGráfico tátilpt_BR
Título: dc.titleGráficos táteis para o ensino inclusivo de física experimentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseFísicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica Geralpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons