
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Gladiston | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pinto Neto, Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Edson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-21T11:37:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-21T11:37:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Gráficos táteis para o ensino inclusivo de física experimental | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131866 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este e-book apresenta uma proposta inclusiva para o ensino de Física experimental voltada a estudantes com deficiência visual, desenvolvida no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da UFMA. O material aborda desde fundamentos básicos da análise gráfica — incluindo retas, escalas, plano cartesiano e construção de gráficos — até técnicas avançadas de ajuste de curvas para funções lineares, exponenciais e de potência, ilustradas por casos experimentais como dilatação linear, resfriamento de Newton e queda livre. A metodologia central consiste na transformação de informações visuais de gráficos em representações táteis por meio de grades termoformadas em acetato (linear, monolog e dilog) e chapas de offset marcadas em alto-relevo, permitindo que alunos cegos não apenas interpretem dados gráficos, mas também construam autonomamente seus próprios gráficos e realizem ajustes de curvas. O trabalho inclui orientações práticas detalhadas para confecção do material, planos de aula estruturados em três encontros, questionários de avaliação e atividades propostas, consolidando uma abordagem pedagógica acessível, contextualizada e promotora da autonomia estudantil no ensino de ciências naturais. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,616 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gráfico tátil | pt_BR |
| Título: dc.title | Gráficos táteis para o ensino inclusivo de física experimental | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Física | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física Geral | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| e-Book_Gráficos.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131866/2/e-Book_Gráficos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons