
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFF | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Antunes, Jeniffer da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cavalheira, Luciana Dias Tostes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Dominick, Rejany dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Sabrina da Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Stéphanie Alix Pereira de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Ana Lara Andreatta | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Jéssica dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vidal, Rayssa Colem | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T20:04:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T20:04:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Vídeo Circuito Histórico | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131860 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O vídeo apresenta o passeio realizado pelas crianças do GR5A (2025), da Escola Municipal Anísio Teixeira, de Niterói, ao Circuito Histórico da Herança Africana no Rio de Janeiro. O passeio foi organizado pela professora supervisora e pelas bolsistas do Nid 2 do Pibid-Alfabetização da UFF Niterói. Saindo da cidade de Niterói os estudantes fizeram um percurso que explorou a história e a cultura afro-brasileira na região da Pequena África, zona portuária do Rio de Janeiro. É um espaço cultural e de memórias. O guia local apresenta personagens e espaços que contam a história do Brasil, do Rio de Janeiro e de suas conexões com a escravidão, a resistência e a formação da cultura nacional. As imagens foram gravadas no celular da bolsista PIBID Stéphanie Alix Pereira de Freitas, que também fez a edição. Imagem e Edição: Stéphanie Alix Pereira de Freitas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 602MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores; PIBID Alfabetização; Aula externa | pt_BR |
| Título: dc.title | Passeio do GR5A (2025) ao Circuito Histórico da Herança Africana no Rio de Janeiro - PIBID Alfabetização NID 2 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PIBID Alfabetização NID2 | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Vídeos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Vídeo Circuito Histórico GR5A.mp4 | 616,42 MB | MP4 | /bitstream/capes/1131860/2/Vídeo Circuito Histórico GR5A.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons