A Frente Negra Brasileira e a relação com o integralismo a partir do jornal a Voz da Raça: uma proposta de sequência didática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorNorato, Célia Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-20T17:47:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-20T17:47:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-20-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Celia_Regina_Norato_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131857-
Resumo: dc.description.abstractO racismo ainda se faz presente na escola, mesmo que de forma velada, visto como uma prática não recomendável e que não colabora com a consolidação da cidadania. No século XXI, ainda é possível ver práticas racistas que não respeitam o valor e a grandeza da negritude e que muito menos reconhecem a diversidade social. O objetivo geral do estudo consiste em trabalhar a temática do racismo, a partir da realização de uma sequência didática sobre a imprensa negra paulistana da década dos anos 1930. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é do tipo bibliográfica, explicativa, exploratória e mista, pois envolve aspectos da pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa ação, pois foi construído um plano de aula sobre a FNB, envolvendo as disciplinas de Sociologia e História de acordo com as habilidades propostas no currículo da Educação Básica do Ensino Médio do estado de São Paulo. Além disso, o estudo é focado na realidade social da cidade de São Paulo na década de 1930, com ênfase especial para o jornal negro A Voz da Raça. A população participante foi de alunos do segundo ano de uma escola de ensino médio situada em São Paulo. Com o desenvolvimento desta atividade, busca-se trabalhar junto aos estudantes a temática do racismo, por meio de um olhar sobre o passado, com vistas a compreender esta problemática social que ainda persiste na sociedade contemporânea. Como resultado, o estudo pleiteia propor uma reflexão aos alunos participantes da atividade proposta sobre o racismo na escola, não somente para contribuir para a formação destes alunos, mas também para a valorização da cultura da negritude, a qual por vezes é pouco reconhecida no contexto social nacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,13 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectImprensa negrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNegros e comunicação de massapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBlack Presspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBlacks and mass mediapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPublic schoolspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRace discriminationpt_BR
Título: dc.titleA Frente Negra Brasileira e a relação com o integralismo a partir do jornal a Voz da Raça: uma proposta de sequência didática.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons