
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Konell, Andressa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Soler, Rodrigo Diaz de Vivar y | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T16:47:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T16:47:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131854 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da dissertação de Andressa Konell, intitulada Dificuldades na aprendizagem de números inteiros por alunos do sétimo ano na formação inicial de professores de matemática: estratégias ativas de intervenção, orientada por Rodrigo Diaz de Vivar Y Soler, pertencente a linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em Contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM da Universidade Regional de Blumenau - FURB, disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB. Este produto é classificado como um Material Didático e Instrucional em formato de E-book, o qual contém uma série de atividades e orientações que permitem a todos os professores de Ensino Fundamental anos finais reproduzirem-nas em sala de aula durante o ensino dos números inteiros de modo a tornarem o aprendizado mais lúdico, dinâmico e significativo. As atividades que constituem este Produto Educacional foram inicialmente pensadas e elaboradas pela mestranda juntamente com seu professor orientador. Posteriormente este E-book foi aplicado, avaliado e melhorado subsequentemente aos encontros realizados com uma turma de estudantes em formação inicial em matemática de uma universidade do Vale do Itajaí/SC. A sequência de atividades aqui propostas são pensadas a partir de diferentes metodologias de ensino, com e sem o uso de recursos tecnológicos. Dentre a gama de possibilidades disponíveis, serão empregadas: a resolução e proposição de problemas, aprendizagem baseada em jogos, rotação por estações e aprendizagem baseada em equipes. Para uma melhor experiência do E-book, este material foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, você encontrará informações essenciais sobre a importância de adotar diversas práticas educativas, não apenas para o ensino de Números Inteiros, mas para a educação de forma ampla. Em seguida, é feita a contextualização e apresentação de cada metodologia utilizada nas atividades. Dando continuidade à leitura, você irá encontrar no segundo capítulo, 18 diferentes propostas de atividades criadas com o intuito deauxiliarem o professor no ensino do conjunto dos números inteiros. Para cada etapa de aprendizagem deste conjunto numérico, são apresentadas diferentes propostas de atividades, contendo além do passo a passo para a aplicação, os objetivos de aprendizagem a serem alcançados, os materiais necessários, a organização do espaço e possíveis adaptações de aplicação. Quanto aos conteúdos que foram contemplados estão: o contexto histórico e a ideia dos números inteiros, representação do conjunto numérico, aplicação no cotidiano, reta numérica, comparação de números, operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Por fim, o último capítulo apresenta propostas de atividades também envolvendo o conjunto dos números inteiros, desenvolvidas pelos próprios estudantes em formação inicial que participaram da implementação deste material. Todas estas atividades foram compartilhadas durante o último encontro do grupo, e são também fundamentadas em metodologias ativas. Este material foi pensado para você, professor, que deseja inovar suas aulas, trazendo novas propostas de ensino que permitam dar significado e ludicidade à matemática. Espera-se que essa leitura, possa servir de inspiração para outras práticas educativas com demais tópicos da disciplina, desenvolvendo novas ideias de diversificar o método de ensino. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Números inteiros | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EStratégias didáticas | pt_BR |
| Título: dc.title | EXPLORANDO NÚMEROS INTEIROS: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA EDUCADORES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons