EXPLORANDO NÚMEROS INTEIROS: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA EDUCADORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKonell, Andressa-
Autor(es): dc.contributor.authorSoler, Rodrigo Diaz de Vivar y-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-20T16:47:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-20T16:47:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131854-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da dissertação de Andressa Konell, intitulada Dificuldades na aprendizagem de números inteiros por alunos do sétimo ano na formação inicial de professores de matemática: estratégias ativas de intervenção, orientada por Rodrigo Diaz de Vivar Y Soler, pertencente a linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em Contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM da Universidade Regional de Blumenau - FURB, disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB. Este produto é classificado como um Material Didático e Instrucional em formato de E-book, o qual contém uma série de atividades e orientações que permitem a todos os professores de Ensino Fundamental anos finais reproduzirem-nas em sala de aula durante o ensino dos números inteiros de modo a tornarem o aprendizado mais lúdico, dinâmico e significativo. As atividades que constituem este Produto Educacional foram inicialmente pensadas e elaboradas pela mestranda juntamente com seu professor orientador. Posteriormente este E-book foi aplicado, avaliado e melhorado subsequentemente aos encontros realizados com uma turma de estudantes em formação inicial em matemática de uma universidade do Vale do Itajaí/SC. A sequência de atividades aqui propostas são pensadas a partir de diferentes metodologias de ensino, com e sem o uso de recursos tecnológicos. Dentre a gama de possibilidades disponíveis, serão empregadas: a resolução e proposição de problemas, aprendizagem baseada em jogos, rotação por estações e aprendizagem baseada em equipes. Para uma melhor experiência do E-book, este material foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, você encontrará informações essenciais sobre a importância de adotar diversas práticas educativas, não apenas para o ensino de Números Inteiros, mas para a educação de forma ampla. Em seguida, é feita a contextualização e apresentação de cada metodologia utilizada nas atividades. Dando continuidade à leitura, você irá encontrar no segundo capítulo, 18 diferentes propostas de atividades criadas com o intuito deauxiliarem o professor no ensino do conjunto dos números inteiros. Para cada etapa de aprendizagem deste conjunto numérico, são apresentadas diferentes propostas de atividades, contendo além do passo a passo para a aplicação, os objetivos de aprendizagem a serem alcançados, os materiais necessários, a organização do espaço e possíveis adaptações de aplicação. Quanto aos conteúdos que foram contemplados estão: o contexto histórico e a ideia dos números inteiros, representação do conjunto numérico, aplicação no cotidiano, reta numérica, comparação de números, operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Por fim, o último capítulo apresenta propostas de atividades também envolvendo o conjunto dos números inteiros, desenvolvidas pelos próprios estudantes em formação inicial que participaram da implementação deste material. Todas estas atividades foram compartilhadas durante o último encontro do grupo, e são também fundamentadas em metodologias ativas. Este material foi pensado para você, professor, que deseja inovar suas aulas, trazendo novas propostas de ensino que permitam dar significado e ludicidade à matemática. Espera-se que essa leitura, possa servir de inspiração para outras práticas educativas com demais tópicos da disciplina, desenvolvendo novas ideias de diversificar o método de ensino.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEStratégias didáticaspt_BR
Título: dc.titleEXPLORANDO NÚMEROS INTEIROS: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA EDUCADORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons