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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora de Juiz de Fora -UFJF | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Heloisa Helena Diniz | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Camargo, Sérgio Xavier de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-20T12:21:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-20T12:21:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Contribuições em Planejamento Participativo e Educação. Heloisa Diniz Silva. CECCOPIERI | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131849 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo relata a experiência de instituição de um Projeto de Educação Permanente em Saúde (EPS) no município de Rio Pomba (MG), sendo este projeto um Produto Técnico Tecnológico, definido pela área da Saúde Coletiva, como um Curso para Formação Profissional. Desenvolvido a partir de atividades das disciplinas de Planejamento e Avaliação na Saúde da Família e Educação na Saúde, do Mestrado Profissional PROFSAÚDE. Foi utilizado diagnóstico situacional para levantamento de problemas no âmbito de Unidade de Saúde da Família (USF) com utilização da técnica de Estimativa Rápida Participativa (ERP), seguida de planejamento estratégico situacional (EPS) e elaboração de plano de ação para intervenção nesses problemas. Os participantes do planejamento – equipe de saúde, gestores e comunidade – escolheram dois problemas prioritários no território: vulnerabilidade social e processo de trabalho insatisfatório. A vulnerabilidade socioeconômica foi considerada problema com baixa governabilidade e baixo potencial de resolução, pois apenas possibilitaria ações para redução de danos em uma perspectiva de longo prazo. Já o segundo problema escolhido foi o processo de trabalho ineficiente devido a ausência de fluxos, normas e rotinas temáticas a serem trabalhadas durante os meses do ano. Ficou evidenciado no diagnóstico situacional, que o nó crítico com necessidade de resolução, era a ausência de uma metodologia de EPS planejada e organizada para todos trabalhadores da APS e da Rede de Atenção à Saúde (RAS) em sua rotina profissional. Este problema no processo de trabalho foi identificado, priorizado e enfrentado com a implantação do Produto Técnico Tecnológico, que é o projeto de EPS no município de Rio Pomba (MG). Foi instituído um cronograma anual com planejamento de atividades, que articula mensalmente temas de EPS e linhas de cuidado, ao planejamento e execução de ações relacionadas a estes temas pelas Equipes de Saúde nos territórios das USFs. Sendo este Produto Técnico Tecnológico de grande relevância, pois a Educação Permanente em Saúde (EPS) é um pilar essencial para a prática profissional na saúde coletiva, buscando qualificar e transformar continuamente os processos de trabalho e o cuidado oferecido à população. Se relaciona com a prática profissional através do Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), da Transformação das práticas profissionais, propiciando a Aprendizagem no e para o trabalho, Melhoria do atendimento à população. No momento este Produto Técnico Tecnológico está sendo utilizado pelos profissionais de toda a Rede de Atenção à Saúde do município de Rio Pomba (Mg), e os principais beneficiários são os profissionais e os usuários, sendo que os profissionais podem atuar com mais conhecimento e segurança otimizando a assistência e consequentemente os usuários se beneficiam da melhoria da assistência prestada através da capacitação dos profissionais. “Este Produto Técnico-Tecnológico está vinculado ao Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE". | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 641 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Permanente em Saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Participativo em Saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estimativa Rápida Participativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégia Saúde da Família | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PROFSAÚDE | pt_BR |
| Título: dc.title | Contribuições em Planejamento Participativo e Educação Permanente do Mestrado PROFSAÚDE à Município de Minas Gerais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho final de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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