A presença da temática indígena no Documento Curricular Referencial do Estado da Bahia (DCRB-BA): diálogos, possibilidades e desafios a partir da Lei Federal 11.645 (2008- 2024)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPROFHISTÓRIA/UESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDOS SANTOS OLIVEIRA, JOSÉ CARLOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-10-17T19:33:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-10-17T19:33:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de José Carlospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131804-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação analisa a presença da temática indígena no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), à luz das determinações da Lei Federal no 11.645/2008, que tornou obrigatória a inclusão da história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros no currículo escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se em uma perspectiva crítica e emancipatória do currículo e tem como objetivo geral verificar em que medida o DCRB contempla a história e cultura dos povos indígenas, conforme estabelecido pela legislação. Para tanto, foram analisadas as versões do documento entre 2008 e 2023, com foco na disciplina de História e na parte diversificada, bem como documentos complementares que subsidiaram sua elaboração. O estudo também se debruça sobre as abordagens adotadas pelo DCRB sobre a história indígena e os caminhos percorridos para a aprovação e implementação da Lei no 11.645/2008, com destaque para o papel do movimento indígena na luta por sua efetivação. O referencial teórico mobiliza autores como Apple (1982), Giroux (1997), Freire (1987), Saviani (2008a, 2008b, 2020), McLaren (2000), Candau (2009; 2010), Monteiro (1994), Cunha (2009), Almeida (2003; 2010, 2017), Oliveira (1997; 2016), Paraíso (1994; 2014; 2024) e Ferreti (2018), entre outros. Os resultados evidenciam avanços na incorporação da história indígena no currículo baiano, embora persistam desafios relacionados à efetivação da lei, à superação de estereótipos e à valorização da diversidade cultural indígena. Como contribuição prática, foi elaborado um material educativo voltado ao ensino da história dos povos indígenas que habitavam a região de Vitória da Conquista, com vistas ao fortalecimento de práticas pedagógicas antirracistas e comprometidas com a justiça social.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo; Ensino de História; História Indígena; DCRB; Lei no 11.645/2008.pt_BR
Título: dc.titleA presença da temática indígena no Documento Curricular Referencial do Estado da Bahia (DCRB-BA): diálogos, possibilidades e desafios a partir da Lei Federal 11.645 (2008- 2024)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSaberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória.pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons