
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | PROFHISTÓRIA/UESB | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DOS SANTOS OLIVEIRA, JOSÉ CARLOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-10-17T19:33:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-10-17T19:33:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de José Carlos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131804 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação analisa a presença da temática indígena no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), à luz das determinações da Lei Federal no 11.645/2008, que tornou obrigatória a inclusão da história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros no currículo escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se em uma perspectiva crítica e emancipatória do currículo e tem como objetivo geral verificar em que medida o DCRB contempla a história e cultura dos povos indígenas, conforme estabelecido pela legislação. Para tanto, foram analisadas as versões do documento entre 2008 e 2023, com foco na disciplina de História e na parte diversificada, bem como documentos complementares que subsidiaram sua elaboração. O estudo também se debruça sobre as abordagens adotadas pelo DCRB sobre a história indígena e os caminhos percorridos para a aprovação e implementação da Lei no 11.645/2008, com destaque para o papel do movimento indígena na luta por sua efetivação. O referencial teórico mobiliza autores como Apple (1982), Giroux (1997), Freire (1987), Saviani (2008a, 2008b, 2020), McLaren (2000), Candau (2009; 2010), Monteiro (1994), Cunha (2009), Almeida (2003; 2010, 2017), Oliveira (1997; 2016), Paraíso (1994; 2014; 2024) e Ferreti (2018), entre outros. Os resultados evidenciam avanços na incorporação da história indígena no currículo baiano, embora persistam desafios relacionados à efetivação da lei, à superação de estereótipos e à valorização da diversidade cultural indígena. Como contribuição prática, foi elaborado um material educativo voltado ao ensino da história dos povos indígenas que habitavam a região de Vitória da Conquista, com vistas ao fortalecimento de práticas pedagógicas antirracistas e comprometidas com a justiça social. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo; Ensino de História; História Indígena; DCRB; Lei no 11.645/2008. | pt_BR |
| Título: dc.title | A presença da temática indígena no Documento Curricular Referencial do Estado da Bahia (DCRB-BA): diálogos, possibilidades e desafios a partir da Lei Federal 11.645 (2008- 2024) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO - JOSÉ CARLOS DOS SANTOS OLIVEIRA (2).pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131804/2/DISSERTAÇÃO - JOSÉ CARLOS DOS SANTOS OLIVEIRA (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons